O estudo ambiental da área onde será construído o Estádio Arena das Dunas foi apresentado na manhã desta terça, 18, aos conselheiros do Conselho Municipal de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (Conplam), em sessão extraordinária realizada na sede do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia – Crea. A análise urbanística e ambiental deverá ser concluída até o próximo dia 25, para que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) proceda com a emissão das licenças necessárias à execução do projeto.

Apresentado pelo engenheiro agrônomo Leonardo Tinôco, o Relatório Ambiental Simplificado (RAS) tem como objetivo a construção do Estádio Arena das Dunas e áreas de estacionamento, além da urbanização do local. O trabalho é fruto de um contrato da Prefeitura do Natal com a Fundação para o Desenvolvimento Sustentável da Terra Potiguar (Fundep), associada à Universidade Potiguar (UnP), no valor de R$ 620 mil. “É um instrumento que enfoca todas as relações existentes entre o meio ambiente e a população. Um trabalho que levaria de 4 a 6 meses para ser executado, mas em um esforço concentrado, que contou com a participação de 25 coordenadores, conseguimos concluí-lo em um mês”, disse Leonardo Tinôco.

O estudo feito pela Fundep foi elogiado pelo titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) e presidente do Conplam, Kalazans Bezerra. “Não há notícia em Natal de um estudo tão complexo como esse. A Fundep conta com uma das equipes técnicas mais conceituadas do Estado e isso foi muito importante para provocar todo esse resultado positivo”. De posse do documento, os conselheiros irão apreciar todo o processo e a previsão é que, até o dia 25, já com o parecer da Semurb e da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Semopi), o Conplam venha a se pronunciar. “A partir daí, a Semurb irá emitir ou não as licenças”, revelou Kalazans Bezerra.

Segundo ele, como todo projeto, o estudo apresenta aspectos positivos e negativos e a Prefeitura do Natal e o Governo do Estado irão definir a melhor forma de construir o estádio. “Das 12 cidades que vão sediar a Copa do Mundo em 2014 a situação mais fácil é a de Natal porque o estudo de viabilidade econômica já existe e o projeto foi escolhido como o melhor entre os 12 participantes”, frisou Kalazans. Ele adianta que as obras deverão começar em fevereiro de 2010, conforme prazo estabelecido pela Fifa, e que os recursos são provenientes da parceria entre os governos municipal, estadual e iniciativa privada.

O coordenador do projeto, Leonardo Tinôco, explicou que para diminuir o impacto negativo provocado pela impermeabilidade intensa da área, deverá ser feito um redimensionamento para ampliação da lagoa existente no local ou a construção de um túnel de drenagem. Entre os aspectos positivos, ele citou a melhoria da infra-estrutura, da economia, do tráfego e do turismo, sem contar com o novo visual do estádio, que terá mais conforto e segurança.

Além do secretário da Semurb, de conselheiros e do coordenador do Estudo Ambiental, Leonardo Tinôco, a reunião contou com a participação do promotor do Meio Ambiente, Marcio Diógenes. Os conselheiros presentes representaram a Aeronáutica, a Agern (Associação dos Geólogos), Câmara Municipal, Clube de Engenharia, Exército, Feceb (Federação dos Conselhos Comunitários Beneficentes do RN), Federação do Comércio (Fecomércio), Governo do Estado, Sindicato dos Economistas, Sindicato dos Sociólogos, UFRN e Instituto dos Arquitetos do Brasil – IAB.