Nessa sexta-feira, 14 de agosto, às 16h, será assinado um convênio entre a Secretaria Municipal de Educação (SME) e a União dos Escoteiros do Brasil (UEB), secção RN. Com essa assinatura, as escolas municipais vão aderir à prática do escotismo, uma atividade com disseminação mundial que já conta com mais de cem anos e que trabalha com conceitos como educação, voluntariado, e desenvolvimento dos jovens a partir de valores que priorizam a honra.

De acordo com o secretário Municipal de Educação, Elias Nunes, aliar ao ensino regular à prática do escotismo é muito interessante a partir do momento em que este segundo tem uma inserção histórica no Brasil e no mundo, além de trabalhar com questões como o companheirismo, a ética, família, cidadania, solidariedade, preocupação com o meio ambiente e a honra. “Estamos melhorando a qualidade do ensino e acredito que a participação do aluno e seu envolvimento cívico e solidário é benéfico para a instituição, para a sociedade e para o indivíduo”, resumiu Nunes.

O escotismo ou escutismo foi criado pelo britânico Lorde Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, em 1907, é um movimento mundial, educacional, voluntariado, apartidário, sem fins lucrativos. O escotismo tem como proposta desenvolver o jovem, por meio de valores baseados na honra, na Promessa e na Lei Escoteira, através da prática do trabalho em equipe e da vida ao ar livre, fazer com que o jovem assuma seu próprio crescimento, tornar-se um exemplo de fraternidade, lealdade, altruísmo, responsabilidade, respeito e disciplina.

As primeiras escolas da rede municipal nas quais serão criados grupos de escoteiro são: Escola Municipal Professor Amadeu Araújo; Escola Municipal Francisca Ferreira da Silva; Escola Municipal Vereador José Sotero; Escola Municipal Veríssimo de Melo e Escola Municipal Professor Zuza.