Público aprova a realização do Encontro dos Escritores da Língua Portugu

Crédito da imagem: José Aldenir

O idioma do poeta Fernando Pessoa esteve em evidência de 23 a 25 de novembro, na Academia Norte-rio-grandense de Letras (ANL), por conta da realização do II Encontro dos Escritores da Língua Portuguesa em Natal. Palestras, comunicações e intervenções abrilhantaram o evento que contou com a participação de escritores e diplomatas do mundo lusófono, além de intelectuais e estudantes da cidade.

Atenta ao Encontro, a população natalense apreciadora da literatura compareceu ao evento e aprovou a iniciativa da Prefeitura do Natal e da União das Cidades Capitais Luso-Afro (UCCLA), realizadoras do Encontro dos Escritores. A poetisa Jania Souza, que tem livro publicado em Portugal, sublinhou a importância do II EELP, pois, conforme ela, permite o intercâmbio literário entre intelectuais que falam e escrevem na língua portuguesa.

Outro ponto positivo apontado pela poetisa é a divulgação e, consequentemente, a internacionalização dos escritores natalenses graças ao intercâmbio com o mundo lusófono. Ela defendeu a ampliação do Encontro em 2012, como também sugeriu a realização de oficinas de literatura. “Parabenizo a prefeita Micarla de Sousa e o presidente da Capitania das Artes, Roberto Lima, pela continuidade do evento”, elogiou.

A estudante do curso de Letras da Universidade Potiguar (UnP), Sarah Lisboa, destacou a seriedade do Encontro para os estudantes de Letras, que, na sua ótica, adquirem mais conhecimentos sobre a literatura em língua portuguesa. Ela só lamentou não ter havido mais interatividade com o público. “No geral, o II EELP foi muito bom. O intercâmbio com escritores de outros países lusófonos me enriqueceu culturalmente”, afirmou.

Opinião semelhante manifestou a estudante de Letras, Aline Cristina. No seu entendimento, o contato com escritores de diversos países lusófonos é o diferencial do Encontro. “O evento deve ter continuidade nos próximos anos. É importante para os estudantes de Letras”, declarou a universitária.

No último dia do II Encontro dos Escritores da Língua Portuguesa, o tema geral foi a Literatura de Viagens. O escritor angolano, Manuel Rui, leu um texto poético intitulado Língua de Viagem num Parágrafo, no qual abordou aspectos da sua terra natal Angola e do Brasil.

A escritora Anna Maria Cascudo Barreto falou sobre as viagens do seu pai Luís da Câmara Cascudo pelo Nordeste do Brasil, Portugal, Espanha França Uruguai e África, com foco no livro “Made in África”. Estudioso da obra de Câmara Cascudo, o poeta e presidente da Academia Norte-rio-grandense de Letras, Diógenes da Cunha Lima, disse que o livro “Natal: Biografia de uma cidade”, de sua autoria, foi quase uma imposição de Câmara Cascudo. Na sua comunicação, Cunha Lima contou um pouco da fundação da cidade e do pioneirismo e da bravura de algumas mulheres, como Clara Camarão e Nísia Floresta.

Ainda intervieram os escritores Carlos Francisco Moura (escritor de Macau); Domingos Landim de Barros, O Contributo do Fenómeno Viagem para a Literatura de um Povo Ilhéu (escritor caboverdiano, Praia) e E. S. Tagino (António José da Costa Neves), Almada: Um Itinerário Literário, Pessoal e Transmissível (escritor português).

Afora estes intelectuais, também participarão Jin Guo Ping (historiador e tradutor chinês), Rui Lourido (historiador português) e Wu Zhiliang (historiador, Macau), A Viagem – Paradigma do Encontro: Percepções Portuguesas e Chinesas sobre Macau/China e o Brasil (Macau, China); Luíza Maria Nobrega, Os Lusíadas (escritora brasileira); Márcio de Lima Dantas, Nízia Floresta e a Literatura de Viagens (escritor potiguar), Mário Ivo Cavalcante, A viagem Literária no Rio Grande do Norte (jornalista potiguar); Mário Máximo, As Viagens Essenciais ou o Itinerário Interior de Toda a Viagem (escritor português, Odivelas) e Pedro Rosa Mendes, Viajar e Escrever pelas Lusofonias “malaias” (escritor português).