NASF de Santarém discute sobre a prevenção da diabetes

Comemorando o dia de combate e prevenção da diabetes, a Secretaria Municipal de Saúde de Natal, por meio do Núcleo de Apoio à Saúde da Família - NASF Santarém promoveu na manhã da última terça, 22, o "I Encontro Para Sensibilização dos Profissionais de Saúde no Cuidado à Pessoa Com Diabetes", na sede do Complexo Cultural de Natal.

Segundo a nutricionista Válbia Marinho, o dia 14 de novembro é dedicado mundialmente ao combate à diabetes. “Encampando esta luta, o NASF Santarém, se reuniu para discutir os cuidados com a diabetes e capacitar os profissionais de saúde”, disse.

“O encontro serviu para refletir sobre o processo de trabalho, visando incentivar e apoiar estratégias e ações de promoção de saúde, prevenção, diagnóstico precoce e tratamento, em resposta ao alarmante crescimento da diabetes, colocando sempre a família como o foco de intervenção”, explicou Válbia.

Participaram do evento, profissionais integrantes das equipes da Estratégia de Saúde da Família de Parque dos Coqueiros, do Potengi, do Santarém e de Planície das Mangueiras, além de representantes da administração distrital.

Contribuiu para o encontro, a enfermeira Dayse Ferreira, que expôs sobre cuidados na administração e conservação da insulina e a auto-monitoração dos portadores de diabetes.

Também foi enfatizada a importância da promoção de ações multidisciplinares em saúde, levando em consideração os aspectos biopsicossociais e culturais, com vistas a dar poder e autonomia ao usuário para o seu auto-cuidado, sob a ótica da clínica ampliada.
Válbia ressaltou ainda que, apesar de haver um dia para lembrar sobre essa luta, as ações devem ser incorporadas no nosso cotidiano, como prática comum de promoção de saúde coletiva.