Tratamento e Prevenção ao uso das drogas é foco do DEPAD

O Centro Municipal de Políticas sobre Álcool e Drogas (CEMPAD), da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), por meio do Departamento de Prevenção e Acompanhamento ao Usuário de Drogas (DEPAD), está trabalhando firme com foco na prevenção e tratamento aos usuários do álcool e outras drogas. São mais de 740 usuários de drogas acolhidos, 330 encaminhados para tratamento e 225 em acompanhamento psicológico.

Os objetivos do Centro Municipal são acolher, orientar e encaminhar pessoas com dependência química para a rede de atendimento do SUS e, aqueles que realmente querem uma internação mais prolongada, são encaminhamos para as Comunidades Terapêuticas que mantém parceria com a Prefeitura, localizadas em Macaíba (CAEED), Pium (Nova Aliança), Bonfim (Desafio Jovem Carena), São Gonçaço (Desafio Jovem Ebenezer), Alcaçuz (Providencia de Deus) e Caruaru/PE (Rosa de Saron).

“A partir de um convênio com as comunidades terapêuticas, a Semtas disponibiliza 100 vagas destinadas exclusivamente aos dependentes químicos atendidos pelo DEPAD.”, afirma a diretora do DEPAD, Edineusa Paiva.

O horário de funcionamento do Centro Municipal é das 8h00 às 15h00, e a equipe é composta por psicólogos, assistentes sociais, advogada, educadores sociais, técnicos em lazer e qualidade de vida e assistente administrativo. "Após o acolhimento do dependente químico, nós agendamos um momento com o psicólogo que realiza uma avaliação do grau de dependência e a partir de então, analisarmos qual o melhor tratamento", explica a diretora do DPAD.

As Comunidades Terapêuticas realizam o tratamento aos dependentes químicos em até nove meses. “As famílias que não tem condição podem colocar seus entes queridos na Comunidade por intermédio da Secretaria. Esse é um suporte direcionado especialmente às famílias carentes”, afirma Edineusa Paiva.

O DEPAD realiza ainda projetos de prevenção ao uso do álcool e outras drogas através de palestras, grupos motivacionais e trabalhos realizados com adolescentes do Serviço de Execução das Medidas Socioeducativas em Meio Aberto – SEMSEMA; e ainda com os acolhidos pela Casa de Passagem.

Saiba mais sobre o DPAD

O Departamento de Prevenção e Acompanhamento ao Usuário de Droga (DEPAD), desenvolvido pela Semtas, criado em setembro de 2009, é o órgão executor da política municipal sobre drogas. O objetivo é canalizar ações e estratégias voltadas para a minimização dos problemas relacionados ao uso, ao abuso e à dependência de substâncias psicoativas lícitas e ilícitas, através de atividades de prevenção, acompanhamento e apoio ao tratamento e inserção social.

O DEPAD fica na Avenida Jaguarari, 2188 – Lagoa Nova. O telefone para mais informações é o 3232-9282.