CRAS África no Outubro Rosa

O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) África,  desenvolvido pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), vai participar nesta quarta-feira (26), às 8h, de Palestra de Prevenção ao Câncer de Mama, promovido pela Maternidade Leide Morais, na própria maternidade. Cerca de 22 idosas do CRAS vão se apresentar no coral de abertura do evento e ainda participam da palestra e do exame de mama.

“A participação do CRAS no evento de prevenção de mama será de grande importância para aproximar ainda mais o trabalho da assistência social com a saúde. É também uma oportunidade que as idosas terão de passear e de se apresentar em espaço fora da comunidade, o que ajuda na auto-estima, além de ter acesso a mais conhecimento, podendo depois atuar como multiplicadoras na prevenção do câncer de mama junto às filhas, netas, familiares e amigas”, afirma Liliane Cacho, coordenadora do CRAS África.

O evento promovido pela Maternidade Leide Morais faz parte do Outubro Rosa, movimento popular conhecido e comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro.