Dia Nacional da Não Violência contra Mulher é comemorado durante todo o mê

O dia Nacional de Luta Contra Violência a Mulher – 10 de outubro – teve seu marco em 1980, quando inúmeras mulheres brasileiras reuniram-se nas escadarias do Teatro Municipal de São Paulo, em movimento nacional protestando contra o índice crescente de crimes contra mulher em todo país.

Este evento exigia, além da implementação de políticas públicas, a reformulação do código penal, como também, a ampla visibilidade aos milhares de casos de ameaças, constrangimento, espancamentos, estupro, assassinatos bárbaros esquecidos no anonimato da esfera doméstica, por serem cometidos, na sua grande maioria, por companheiros, parentes próximos e/ou conhecidos e, por isso, não denunciado.

A proposta desse movimento era instituir serviços de orientação e atendimento integral das vitimas em várias partes do país, tornando visíveis as relações doméstica.

Movimentos semelhantes nasceram em várias cidades brasileiras, capazes de interferir na opinião pública, principalmente, no que se referia à punição dos criminosos e, foram também criadas e disseminadas, por todo o país, as Delegacias Especializadas em Crime contra a Mulher.

A secretária Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres-SEMUL está realizando durante todo o mês de outubro um ciclo de palestras conforme a programação abaixo:

·         17/10: Horário a Definir. Colégio de Ensino Médio ZN

·         18/10: 14h30min: Palestra sobre Violência Contra Mulher e a Rede de atendimento no CREAS NORTE.

·         24/10: 14h - Depoimento das Mulheres que passaram pelos serviços da Secretaria da Mulher, com Intervenção da Palestrante do Departamento de Prevenção e Enfretamento que irá discutir o Enfrentamento a violência contra Mulher e a importância da data. Local: Centro Educacional Dom Bosco.

·         26 a 28/10: Palestras na Zona Norte de Natal pelo CRMC Elisabeth Nasser (Clube de Mães, Associações, Unidades Básicas de Saúde), inauguração do centro.