Semopi executa serviços de limpeza na Lagoa do Preá

Crédito da imagem: Rodrigo Sena

A Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infra-Estrutura (Semopi) iniciou nesta segunda-feira, dia 10, a limpeza da Lagoa do Preá, em Nova Descoberta. O objetivo é melhorar a captação e a infiltração das águas de chuvas. O serviço é feito anualmente beneficiando diversas lagoas da cidade. Os recursos utilizados são do próprio orçamento municipal estimados em R$ 500 mil.

A limpeza é feita por meio de escavações para retirada da camada impermeabilizante do fundo da lagoa. Nesse trabalho, são utilizadas duas máquinas, sendo uma pá mecânica e uma escavadeira hidráulica (conhecida como PC), e mais quatro caçambas. A equipe de trabalho é feita por seis operadores, além de um engenheiro e de um fiscal, e o serviço normalmente leva uma semana para ser concluído.

Segundo informações do engenheiro fiscal da Secretaria Adjunta de Conservação da Semopi, André Feijó, a limpeza das lagoas é um trabalho que deve ser feito continuamente para evitar transtornos à população e melhorar o sistema de drenagem da cidade. “Já fizemos a limpeza da Lagoa do Bum Bum, no Alecrim e da Lagoa da Cidade da Esperança, localizada na Avenida Rio Grande do Norte”.

André Feijó adianta que após a conclusão da Lagoa do Preá, a Semopi dará início à limpeza da Lagoa dos Potiguares, em Morro Branco. Em seguida, serão beneficiadas também as lagoas de São Conrado, em Dix-Sept Rosado e a do Conjunto Santarém. Natal conta atualmente com um total de 62 lagoas de infiltração distribuídas nas quatro zonas da cidade.

Durante a limpeza das lagoas, a Prefeitura do Natal aciona a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) que realiza o serviço de identificação das ligações clandestinas de esgotos; a Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana), que procede com a retirada de lixo e capinação dos taludes (muro de contenção) da lagoa; e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), para identificar vetores, como, ratos e muriçocas, entre outros.