Educadora Esther Grossi capacita professores da rede municipal de ensino


Educadora Esther Grossi capacita professores da rede municipal de ensino
Crédito da imagem: Assessoria SME


 

Durante toda essa sexta-feira (7), os professores da rede municipal de ensino, participaram da II Assessoria do Programa de Correção de Fluxo Escolar na Alfabetização. O encontro ocorreu no Centro Municipal de Referência em Educação Escolar Aluízio Alves (CEMURE), com orientação da educadora e ex-deputada federal Esther Pillar Grossi.

 

O objetivo do assessoramento é acompanhar o trabalho dos professores nas escolas municipais e ao mesmo tempo, avaliar a formação continuada. Em 2010, foram formadas 31 turmas com média de 1.400 alunos. Na etapa de 2011, estão sendo formadas 34 turmas com média de 720 alunos.

 

O Programa de Correção de Fluxo Escolar na Alfabetização tem por objetivo corrigir possíveis distorções, como idade/ano e reintegrar esses alunos nos níveis de aprendizagem que possa corresponder ao sistema escolar. Participam do programa aqueles alunos com mais de oito anos. O programa é uma parceria entre o Ministério de Educação (MEC), Secretaria Municipal de Educação de Natal (SME) e o Grupo de Estudos sobre Educação, Metodologia de Pesquisa e Ação (GEEMPA).

 

O assessoramento é baseado no trabalho que acontece na sala de aula. “Agora vamos analisar os documentos dos professores, como números de alunos, dados daqueles que aprenderam a ler, alunos que ainda estão na caminhada e em que ponto do processo se encontra”, disse Grossi.

 

De acordo com a professora, “o efeito sobre a vida das pessoas, primeiro analfabetas e depois alfabetizadas faz uma diferença muito grande. Estamos acrescentando felicidade para essas pessoas, acrescentando capacidade de cidadania. Hoje em dia uma pessoa que não sabe ler e escrever se sente completamente marginalizada”, ressaltou.

 

Para este encontro, além do acompanhamento e orientação, Esther Grossi anunciou que os professores que cumpriram a carga horária de 360 horas de estudo com o GEEMPA, vão receber o título de Especialista em Alfabetização Pós-Construtivista.

 

Anterior:
Próximo:

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389