Semtas reúne Idosos no Parque das Dunas

A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social – Semtas, realizou nesta manhã (7), uma caminhada no Parque das Dunas para os idosos beneficiados pelo Programa de Atenção à Pessoa Idosa – Api , em alusão ao Dia Internacional do Idoso (1º de outubro).

O envento recebeu cerca de 500 idosos participantes dos grupos e abrigos vincluados ao programa. Foi uma manhã de lazer e diversão voltada para a valorização da qualidade de vida dos idosos e asseguridade de seus diretos. "Queremos cada vez mais incentivar e empreender iniciativas tendentes a promover o bem estar das pessoas idosas, para que eles se sintam importantes e valorizados", explica Marcela Caldas Coordenadora do API Conviver em Natal.

A programação incluiu a distribuição de camisetas, lanche (salada de frutas e água), verificação de pressão, exames de HGT, palestras educativas sobre sexo na terceira idade e qualidade de vida, alongamentos com educadores físicos e uma caminhada finalizando o evento.

Margarida Alves, 73 anos, participa do grupo de idosos de Nossa Senhora da Apresentação e diz que o evento é uma ótima iniciativa para marcar a data referente ao dia do idoso. "Foi muito bom participar, nunca tinha vindo no Parque das Dunas. É muito importante promover esse tipo de atividade pois é um benefício para nossa saúde e um complemento para o desenvolvimento da qualidade de vida", destaca a aposentada.

O programa dá suporte a 58 grupos ativos de idosos distribuídos por toda a cidade, envolvendo abrigos, Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), e outras organizações, atendendo a 1.800 idosos de Natal, além de 5 abrigos de idosos. O objetivo do Programa é dar apoio aos idosos junto a família, vinculado com a rede de proteção do município. “Realizamos atividades diárias de convivência em grupos que proporcionam melhor qualidade de vida aos usuários ligados ao programa”, explica a coordenadora.