Projeto Escambo de Saberes reúne professores da SME em evento na UFRN

Na manhã desta segunda-feira (06), aconteceu a 1ª Mesa Redonda com Professores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) com o objetivo de discutir o tema “A arte e o seu ensino no contexto escolar: desafios e possibilidades”, direcionada aos professores de artes da rede estadual e municipal, gestores das escolas públicas (diretores e coordenadores) e estagiários das licenciaturas em Artes Visuais, Música, Teatro e Dança. O evento aconteceu na reitoria da UFRN. A atividade faz parte do Projeto Escambo de Saberes, fruto da parceria da UFRN com a Secretaria Municipal de Educação de Natal (SME).

Durante as atividades foram abordadas as temáticas de concepção de ensino e aprendizagem na escola, contextualização histórica do ensino da arte, conhecer a realidade da escola e seus saberes e fazeres, como e para quem ensinar arte na escola e a questão da interdisciplinaridade a partir das diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Educação.

"Nas próximas formações continuadas, vamos discutir a educação real em uma escola concreta e para o projeto Escambo de Saberes temos que elaborar um documento que aponte caminhos acerca da educação, para que na universidade, se possa dialogar políticas acerca de várias questões", explica a professora Adeilza Gomes, que integra a equipe de Artes da SME.

Projeto Escambo de Saberes

O Projeto Escambo de Saberes tem por objetivo elaborar uma proposta de ação interinstitucional, tomando como referência o estágio supervisionado de formação de professores nas áreas de Teatro, Dança, Música e Artes Visuais da UFRN, como desencadeador de um processo mútuo de formação, contemplando os licenciados nessas áreas e os professores de Artes da rede pública de ensino, a partir da interlocução institucional com a Secretaria Municipal de Educação de Natal, a Secretaria Estadual de Educação e a 1ª Diretoria Regional de Educação. Tem como referência os convênios estabelecidos com o município de Natal e com Estado no campo do estágio supervisionado.