Governo Federal sinaliza apoio para criação de Centros de Vocação Tecnol

Cumprindo agenda em Brasília, a prefeita do Natal, Micarla de Sousa, acompanhada do secretário municipal de Administração, Vagner Araújo e dos senadores Paulo Davim e Eduardo Braga, esteve reunida nesta quarta-feira (18) com o secretário de Ciência e Tecnologia Para Inclusão Social, Marco Antonio de Oliveira.

No encontro, a prefeita solicitou o apoio do Ministério de Ciência e Tecnologia para instalar em Natal os Centros de Vocação Tecnológica (CVT’s). No espaço, de acordo com a chefe do Executivo Municipal, a população de baixa renda será qualificada para atuar como mão de obra na construção civil e no forte desenvolvimento imobiliário da cidade.

A solicitação da prefeita justifica-se pela atual falta de mão de obra qualificada e o elevado nível de sofisticação que as construções mais modernas exigem, o que tem sido entrave à geração de emprego e ao desenvolvimento e expansão deste mercado, apesar da dinâmica da atividade na capital potiguar. A prefeita ainda lembrou as obras que serão realizadas em Natal para a Copa de 2014 e que precisarão de mão de obra qualificada.

Micarla de Sousa ainda pleitou ações do Ministério de C&T relacionadas ao projeto de Informatização das Unidades Escolares e Programa de Ciência e Tecnologia, com o objetivo de atender a cerca de 80 mil alunos da rede municipal de ensino de Natal.

Outras parcerias também foram solicitadas pelo Executivo Municipal visando a Copa 2014, especialmente na área do turismo e de formação e qualificação. Os projetos do Centro de Neurociência de Natal e o Metrópole Digital também foram temas de pleitos por parte da prefeita Micarla de Sousa.

Sinalização positiva

Em contrapartida aos pleitos, o secretário de C&T para Inclusão Social, Marco Antonio de Oliveira informou que o Governo Federal deverá lançar em breve o PAC da Ciência e Tecnologia, com uma macrometa para apoiar e dar suporte tecnológico às cidades-sedes da Copa e Olimpíadas.

Além disso, afirmou que o ministério tem como atender ao pedido para criação de até seis CVT’s dentro das vocações econômicas da cidade como a construção civil, turismo e outros. Na criação dos centros, o ministério entra com a implantação e com a manutenção de instrutores e monitores através da concessão de bolsas e a Prefeitura tem a contrapartida de se responsabilizar pela manutenção básica da estrutura.

Marco Antônio também adiantou que a solicitação de informatização das escolas poderá ser atendida e que irá fazer um pool de ações com outros programas da área (Pro-Uca, Pro-Info, Lousa Digital e outros).