Vacinação contra a gripe termina nesta sexta-feira

Quem ainda não se vacinou contra a gripe tem até a próxima sexta-feira (20) para buscar uma das unidades da rede municipal de saúde de Natal ereceber a dose da vacina. A vacinação está sendo realizada em toda a rede (Policlínicas, Unidades Básicas, Hospitais, Ambulatórios Médico Especializado e UNidade de Pronto Atendimento ), durante o horário regular de funcionamento de cada unidade de saúde.

“A vacina é gratuita, eficiente e está disponível em toda a rede. É importante que todos os idosos, gestantes e crianças, principalmente, nos procurem para receber a vacinação", explica a chefe do Núcleo de Agravos Imunopreveníveis da SMS, Genilce Maciel.

Natal vacinou mais de 50% da previsão inicial de imunizados e ultrapassou a meta nacional de 80% de cobertura no grupo de trabalhadores de saúde. A SMS espera atingir também a meta entre os idosos. Mas, ainda chama atenção de gestantes, para que procurem os postos de vacinação, e de pais, para que levem as crianças para serem imunizadas.

“Nossa atenção está bastante voltada para as crianças e gestantes, para que seja vacinado o maior número possível de pessoas, já que é a primeira vez que a campanha é dirigida e esse público e no decorrer dos anos possamos ter mais adesão desses grupos, como aconteceu com os idosos", coloca.

De acordo com dados do Núcleo de Agravos Imunopreveníveis da SMS, até hoje, em Natal, foram vacinados mais de 51,6 mil idosos, o que representa uma cobertura de 70,72% da meta de vacinar 73 mil pessoas no grupo; mais de 4,9 mil gestantes, que representa 40,48% da previsão de 12 mil a serem vacinadas; mais de 10,7 mil crianças, que equivale a 57,68% da meta de 18 mil; e mais de 7,6 mil trabalhadores de saúde, que representa uma cobertura de 94, 32% da previsão de 8 mil pessoas.