SMS amplia ações de combate à dengue

SMS AMPLIA AÇÕES DE COMBATE À DENGUE

A Secretaria Municipal de Saúde tem ampliado as ações educativas e de mobilização da população para incrementar as ações de combate à dengue na capital. Esta semana o bairro das Quintas está recebendo o projeto “Minha Casa não tem Dengue” que leva orientações ealertas a todos sobre os cuidados para combater a proliferação do mosquito Aedes Aegypti.

"Já visitamos 10 ruas demarcadas pelo mapa onde havia maior concentração do mosquito. O mutirão percorreu esse trajeto entrando nas moradias, fazendo varreduras para encontrar possíveis focos do mosquito e também foram recolhidos recipientes que contribuem para o desenvolvimento do mosquito transmissor da doença, como pneus e garrafas.

No total já foram visitadas 1200 casas nas Quintas. Além disso, foram distribuídos 2 mil sacos plásticos de 100L e 800 panfletos com orientações de como combater o mosquito. A ação da SMS conta com a parceria da Urbana que reforçou a coleta de lixo.

Participam das ações servidores da saúde, líderes comunitários, servidores da Urbana e também o Centro do Controle de Zoonose com equipes de educadores fazendo orientações de como evitar a doença aos moradores do bairro.

A Secretária Municipal de Saúde, Maria do Perpétuo Socorro Lima Nogueira, reforçou a importância de ações como esta para combater a proliferação da doença na cidade.

"As medidas que já estavam sendo tomadas para combater a dengue, prosseguirão como o Centro de Hidratação montado na Unidade Mista da Cidade da Esperança, que está dando suporte às unidades no atendimento aos pacientes diagnosticados com a doença na capital, funcionando em regime de 24 horas. Já disponibilizamos carros para darem suportes às unidades de saúde, tudo feito pela Secretaria Municipal de Saúde”, afirmou a titular.

Ações como Minha Casa não tem Dengue que começou por iniciativa da diretora da maternidade das Quintas, Francisca Francinete de Medeiros Pinheiro, serão ampliadas e levadas para outros distritos, como o distrito Leste, no próximo dia 26 de maio, começando pelos bairros do Alecrim e da Ribeira.

“Depois de tantas lutas, mobilizações e ações desenvolvidas para a realização deste projeto, fico feliz em ter visto a mobilização de todos para que as visitas as moradias acontecessem e que pudéssemos colocar os selos em tantas moradias onde não foram encontrados focos do mosquito” , afirmou Francisca Francinete de Medeiros Pinheiro.

“Este foi primeiro evento que participei como Secretária Municipal de Saúde, e tenho grande satisfação de ter começando na Maternidade das Quintas, onde trabalhei por alguns anos como plantonista” destacou a Secretaria Municipal de Saúde, Maria do Perpetuo Socorro Lima Nogueira.

Um bom exemplo de quem vem fazendo seu papel na sociedade vem do morador das Quintas, o aposentado Juvan Bezerra de Carvalho. Sua casa foi visitada e não foi achado nenhum foco do mosquito, recebendo assim o selo da campanha “Minha Casa Não tem Dengue”.

“Costumo observar bastante minha casa, tomo bastante cuidado em não deixar vasilhas com água, e também os tanques que tenho dentro de casa onde deixo água reservada costumam estar sempre bem fechados para evitar a criação do mosquito”, comentou o morador.

A educadora do Centro de Controle de Zoonose (CCZ) , Radjuria Oliveira , que participa do mutirão, ressaltou que este é um trabalho que não é apenas voltado para os agentes de endemias e o CCZ e sim para toda a população.

“Nos que somos educadores do Centro de Controle de Zoonose, realizamos um trabalho visitando as escolas e as comunidades, orientando e conscientizando a população da importância de cada um fazer a sua parte, pois as pessoas sabem qual é a importância do seu papel nesta luta, mais muitas vezes acabam não fazendo a sua parte e se a população que é a parte maior nesta batalha não fizer sua parte fica difícil acabar com a doença na cidade”, alertou a educadora Radjuria Oliveira.

“Esta ação, que iniciou no bairro das Quintas, foi muito bem aceita por toda a comunidade, escolas, Centro de Controle de Zoonose e todos que participaram junto com muito trabalho e desempenho para evitar o crescimento desta doença e acabar com a epidemia na cidade. Isto é uma pequena amostra de que quando toda a população se junta para defender uma causa o trabalho acontece de forma, satisfatória. Outras ações como estas ainda serão realizadas na comunidade”, destacou a coordenadora do programa Francisca Francinete de Medeiros Pinheiro