Seminário Classe Hospitalar destaca iniciativa da Prefeitura do Natal

Discutir a implantação do projeto Classe Hospitalar e sua importância como política pública. Esse é o objetivo do Seminário Classe Hospitalar, promovido pelo CIRADS (Comitê Interinstitucional de Resolução Administrativa de Demandas da Saúde). O evento foi aberto na manhã desta quinta-feira (4), reunindo gestores em educação e saúde, advogados, educadores e representantes de instituições de saúde.

A iniciativa da Prefeitura do Natal de firmar convênio com o Hospital Infantil Varela Santiago, oferecendo condições necessárias para o pleno funcionamento da Classe Hospitalar naquele hospital, foi destaque na abertura do Seminário. Dr. Thiago Pereira, coordenador do CIRADS, enalteceu a decisão da Secretaria Municipal de Educação em implantar o projeto de forma pioneira no Rio Grande do Norte. “Antes existiam ações próprias dos hospitais sem a participação direta do Município e do Estado. Agora, estamos implantando uma política pública através da cooperação entre as instituições e o primeiro passo, nesse sentido, foi dado pela Prefeitura do Natal ao estabelecer um termo de cooperação técnica com o Hospital Varela Santiago. Vamos intensificar nossas ações para que o projeto seja levado a todos os hospitais públicos do Estado”, disse.

O secretário Municipal de Educação, Edivan Martins, participou da abertura do evento e enalteceu o valor do tema abordado. “O projeto Classe Hospitalar representa um grande avanço no campo da cidadania e da educação. Estamos unidos juntando esforços para minimizar a dor e resgatar a autoestima dos pacientes internados”, frisou, anunciando que, em breve, o projeto também será implantado no Hospital Maria Alice Fernandes.

O titular da SME participa hoje, às 16h, do painel “Vivências educativas no ambiente hospitalar – a experiência no RN”, que terá como debatedores a professora Tânia Garcia, da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte ) e Simone Rocha, representando o Hospital Infantil Varela Santiago.

O evento prossegue até amanhã, no mini-auditório do IFRN (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte). O Seminário é uma realização do CIRADS (Comitê Interinstitucional de Resolução Administrativa de Demandas da Saúde), da Defensoria Pública da União, Defensoria Geral do Estado Advocacia Geral do Estado, com apoio da Prefeitura do Natal, Governo do Estado do Rio Grande do Norte, UnP, Hospital Infantil Varela Santiago, Casa Durval Paiva de Apoio a Criança com Câncer e Grupo de Apoio à Criança com Câncer.