Representantes do Pólo Natal apresentam sugestões para Educação Ambienta


Representantes do Pólo Natal apresentam sugestões para Educação Ambienta


Representantes de vários municípios do Pólo Natal se reuniram na manhã desta quarta-feira (13), no auditório da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), para discutir a minuta proposta pelo Governo do Estado e que dispõe sobre a política Educação Ambiental no RN.

Após a leitura do documento, foram debatidos vários pontos entre os presentes e novas ideias foram apresentadas e acrescentadas à minuta. Um dos pontos de destaque nas discussões foi a criação de uma fonte de renda para o gerenciamento das políticas ambientais nos municípios.

De acordo com José Petronilo da Silva, chefe do Departamento Administrativo da Unidade de Conservação Parque da Cidade e coordenador da reunião, a criação desse fundo é extremamente importante, tanto para o gerenciamento das políticas, quanto para evitar mais uma sobrecarga de responsabilidades financeiras do município. “A minuta pede a instalação de políticas, mas ele não prevê a fonte do dinheiro para que elas sejam empreendidas”, afirma o servidor da Semurb.

Além da criação do fundo para políticas ambientais, foi sugerido que a fiscalização do uso desses recursos seja feita um órgão da área, como por exemplo, o Conselho Estadual de Meio Ambiente (Conema), para assegurar a transparência em sua utilização.

Para Maurício Viana, secretário de Meio Ambiente do município de Arêz, a reunião foi positiva e algumas informações recebidas durante o debate já deverão contribuir para a política de meio ambiente que já é desenvolvida na cidade. “A sugestão de parcerias com órgãos, a formação de conselhos e a criação do fundo são pontos que deverão alavancar o trabalho de preservação do meio ambiente”, diz.

Outro ponto de destaque, apresentado na reunião, foi a criação de estruturas nos municípios que ainda não possuem e aperfeiçoamento daqueles que já existem, para implementação das políticas ambientais naquelas localidades.

A reunião realizada nesta manhã antecede as discussões do próximo dia 20, no auditório do IFRN, que deverão contar com a participação de representantes de entidades ambientais, da sociedade civil, de ambientalistas, da comunidade, além dos 38 municípios do Pólo Natal.

Ao final dos debates será apresentado um projeto para a Política de Meio Ambiente no Estado e que será enviado à Assembléia Legislativa, no dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente.

O processo de discussão e elaboração da Política Estadual de Educação Ambiental envolve, além da Semarh, o Instituto de Defesa do Meio Ambiente (IDEMA), a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC), as prefeituras municipais através de suas secretarias de Meio Ambiente, além de instituições educacionais publicas e privadas e organizações não-governamentais na área da educação ambiental.

Anterior:
Próximo:

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389