Escola M. Prof. Waldson Pinheiro participa do Projeto Pelotão da Cidadania no Parque da Cidade

Foto: Adrovando Claro / SME

A Escola Municipal Professor Waldson José Bastos Pinheiro, situada no bairro de Nossa Senhora da Apresentação, participou na tarde desta quinta-feira (11), do projeto Pelotão da Cidadania com uma visita ao Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte. A programação envolveu atividades educativas, incluindo palestra sobre mudança climática, exploração da biblioteca local, demonstrações de manejo de plantas e uma aula expositiva sobre a História de Natal na torre panorâmica do parque.

Inicialmente, os 36 estudantes foram conduzidos ao auditório onde receberam uma palestra sobre a estrutura do parque e as mudanças climáticas. O parque, com sua vasta extensão de 153 hectares, é uma área de proteção ambiental fundada em 2008, dividida em setores que abrangem desde gestão administrativa até educação ambiental e biblioteconomia, bem como manejo ambiental e pesquisas científicas.

Durante a explanação sobre as mudanças climáticas, os estudantes receberam informações detalhadas sobre como as alterações na temperatura da Terra estão afetando os ecossistemas, especialmente através do desmatamento e das variações extremas de temperatura. Como parte das soluções apresentadas, a plantação de árvores foi destacada como um meio para mitigar os efeitos do aquecimento global, proporcionando sombra, melhorando a qualidade do ar e mantendo um clima ameno no ambiente.

A assessora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Isabelita Fernandes, que atua no Departamento de Atenção ao Educando (DAE), enfatizou a importância dessa experiência educativa, especialmente para os estudantes do 6º ano da Escola Waldson Pinheiro, que foram os pioneiros a participar do projeto sobre mudanças climáticas. Segundo ela, é fundamental que os alunos compreendam e se engajem no processo de preservação ambiental.

O professor de Geografia da escola, João Lima, ressaltou a relevância do projeto para familiarizar os estudantes com o Parque da Cidade e para promover a educação ambiental na escola. “Planejamos desenvolver uma série de atividades que envolva os alunos na criação de maquetes, desenhos e exposições de textos para o momento da Semana do Meio Ambiente”, informou.

Os alunos participantes da visita expressaram sua satisfação com a experiência. Sofia Dantas Silva, de 12 anos, compartilhou sua empolgação: "Achei o passeio muito legal, aprendi muito sobre meio ambiente e a história da cidade". Pedro Henrique, também de 12 anos, elogiou a organização do parque e destacou a importância do aprendizado sobre o manejo da água nas plantas e a função essencial das árvores na melhoria do clima.