Edição especial do Participa Natal leva atendimentos ao Partage Norte Shopping

Foto: Donato Fernandes / Redação: Secom

Com atendimentos realizados em várias áreas, a edição deste sábado (09) do Participa Natal nos Bairros atendeu as expectativas da organização. Realizado no Partage Norte Shopping, o evento teve uma grande presença de público, que teve à disposição todos os serviços ofertados pela gestão municipal. O prefeito Álvaro Dias acompanhou os trabalhos das equipes dos servidores municipais e dos profissionais das instituições parceiras.

“O programa Participa Natal possui uma importância enorme, aproximando a gestão da sociedade, escutando as demandas da população e dando a oportunidade do cidadão em um mesmo local acessar os serviços da administração pública municipal. Ficamos muito felizes com esta edição especial realizada no Partage Norte Shopping”, falou.

A dona de casa Maria do Rosário, 48, foi até o Shopping e aproveitou o passeio para atualizar a caderneta de vacinação. Ela tomou a vacina da febre amarela e comentou sobre o atendimento recebido: “Há algum tempo estava planejando tomar as vacinas que precisava, mas devido aos compromissos diários vinha adiando. Hoje deu muito certo. De forma rápida e tranquila fui muito bem acolhida e atendida”, disse.

Um dos serviços mais procurados foi o do Cadastro Único da secretaria municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas). Toda a estrutura foi disponibilizada para oferecer o melhor atendimento aos usuários. Rita Menezes, 22, atualizou seus dados junto ao órgão municipal e terá acesso aos benefícios sociais: “Estava muito aflita com a possibilidade de perder meus benefícios. Graças a Deus consegui meu atendimento e agora é só esperar o recebimento”, contou entusiasmada ao lado dos dois filhos.

O Participa Natal nos Bairros é uma ação social e de cidadania criado na gestão do prefeito Álvaro Dias, com o objetivo de ampliar a oferta de serviços à população. O evento acontece sempre aos sábados, e se desenvolve majoritariamente numa escola municipal, reunindo as secretarias municipais e empresas e instituições parceiras, que disponibilizam ao público mais de cem tipos de serviços nas áreas de assistência e desenvolvimento social, saúde, trabalho e renda, esporte e lazer, educação e cultura, estética e serviços urbanos.

INSTITUIÇÕES E EMPRESAS PARCEIRAS Fecomércio-RN (SESC e SENAC), OAB-RN, SEBRAE-RN, INSS, CDL Natal, COSERN, CAERN, Natal Óticas, Instituto Mix, NuBus (NatalCard), Circular Brain e Natal Reciclagem, Centro Auditivo Telex e Sala de Acolhimento.

SECRETARIAS E ÓRGÃOS MUNICIPAIS NA EDIÇÃO
Governo – SMG, Planejamento – SEMPLA, Comunicação Social – SECOM, Trabalho e Assistência Social – SEMTAS, Ouvidoria – OGM, Saúde – SMS, Educação – SME, Cultura – SECULT/FUNCARTE, Serviços Urbanos – SEMSUR, Mobilidade Urbana – STTU, Infraestrutura – SEINFRA, Habitação e Regularização Fundiária – SEHARPE, Defesa do Consumidor – PROCON, Esporte e Lazer – SEL, Meio Ambiente e Urbanismo – SEMURB, Política para as Mulheres – SEMUL, Saneamento Básico – ARSBAN, Limpeza – Urbana e Segurança Pública e Defesa Social – SEMDES.

SERVIÇOS A SEREM OFERTADOS NO PARTAGE NORTE SHOPPING
Assistência e Desenvolvimento Social – Cadastro Único, orientação e inscrição no programa Minha Casa, Minha Vida (faixa 1), programa BPC na Escola, orientações sobre aluguel social, auxílio-funeral e kit enxoval, orientações jurídicas, serviços da Junta Militar (alistamento, atestado de desobrigado, transferências de domicílio, dispensa), orientações sobre regularização fundiária, orientações para mulheres, crianças e adolescentes, orientações/informações sobre benefícios e serviços da Previdência Social e orientações sobre o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI).

Trabalho e Renda – Atendimentos da Sala do Empreendedor (formalização, orientação empresarial, emissão de boletos MEI, parcelamento de dívida MEI), consulta SPC/SERASA, orientações e emissão da carteira municipal do artesão; atendimento do PROCON Natal.
Estética – Cortes de cabelo, serviço de barbearia, design de sobrancelhas e esmaltação.

Esporte e Lazer – Atividades físicas e recreativas, atividades lúdicas diversas, cadastros para emissão de carteira da pessoa com deficiência (levar cópia do RG e CPF, comprovante atualizado de residência no município do Natal, foto 3x4, laudo médico com CID 10 que atesta a deficiência) e espaço kids.

Educação e Cultura – Oficinas de jogos, leitura e desenhos, distribuição de livrinhos educativos, orientações sobre Programa Tributo à Criança e Passe Livre, matrícula para Educação de Jovens e Adultos (EJA); apresentações musicais e teatrais, ecotrailer (recolhimento de resíduos eletroeletrônicos), oficinas de pintura em ecobag, atividades de educação ambiental e distribuição de mudas.

Saúde – Atendimento médico, atendimento odontológico, orientação de higienização bucal, teste de visão e manutenção de óculos, orientações sobre métodos contraceptivos, distribuição de preservativos masculinos e femininos, práticas integrativas (Massagem, auriculoterapia e acupuntura), serviços de zoonoses (incluindo vacinação para cães e gatos), Promoção da saúde mental e cuidados com a saúde auditiva.

Serviços Urbanos – Emissão de cartão de estacionamento (idoso e PCD), emissão de 1ª e 2ª vias dos cartões de estudante e cidadão (pessoa física), 1ª via e renovação da Carteira da Pessoa Idosa, distribuição de brindes sobre educação no trânsito, solicitação de manutenção de iluminação pública, podas, canteiros e áreas verdes, solicitação de manutenção de vias e equipamentos de drenagem, solicitação de revitalização de sinalização viária horizontal e vertical, atendimento pela agência móvel da COSERN com troca de lâmpadas ineficientes por LED, atualização cadastral, negociação de débito, pedidos de ligação, nova/religação/desligamento. Da CAERN, orientações sobre desastres naturais e ouvidoria sobre saneamento básico.