Polo UAB Natal oferece cursos de curta duração para profissionais da educação


Polo UAB Natal oferece cursos de curta duração para profissionais da educação
Foto: SME

O Polo Municipal de Apoio Presencial do Sistema Universidade Aberta do Brasil (Polo EAD UAB Natal) em parceria com o Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE), através da incubadora E.labore, torna público o Edital dos cursos Gamebook, Gameterapia Pedagógica e Mídias na Educação. Estão sendo ofertadas no total 90 vagas, sendo 30 por curso. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas até o dia 29 de fevereiro neste link do edital. O polo EAD UAB Natal funciona no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure).

Os cursos são direcionados aos professores/graduandos da Rede Municipal de Natal e de todos os entes federativos de instituições públicas/privadas. É imperativo que os candidatos ao curso estejam com vínculo ativo, nas seguintes funções: professor da educação básica ou na função de coordenação/gestão, assessor pedagógico, sala de recurso multifuncional, ambientes interativos (sala de vídeo) e mediadores de leitura, como também graduandos em pedagogia ou licenciaturas, e assistentes a docência e tutores.      

De acordo com o edital, os cursos vão iniciar no dia 04 de março e encerram-se no dia 20 de junho, na modalidade Educação à Distância, utilizando a plataforma Google Sala de Aula. As aulas online/mentorias serão realizadas nas quartas e quintas-feiras no turno noturno pelo professor formador.
 
Segundo o coordenador do Polo UAB Natal, João Maria de Castro Pontes, os cursos de curta duração para o ano de 2024, tem foco na Meta 16 do Plano Nacional de Educação, que estabelece os eixos da educação digital que determina garantir a todos os profissionais da educação básica formação continuada em tecnologias por meio da modalidade EAD. "Os cursos ofertados terão como objetivo e meta promover uma formação ampla e estruturada de forma a melhorar o desempenho em sua função na sua área de atuação", reforçou João de Castro.  

Cursos

Gamebook: Uma proposta de gamificação para a educação infantil. Visa desenvolver a capacidade criativa, lógica e estratégica para criar e/ou adaptar experiências com o jogo na educação infantil, de forma a engajar a criança na construção do aprendizado.

Mídias na Educação: A TV pelo olhar de quem vê. Visa refletir sobre o papel antigo e atual da TV para a nova geração, definindo seu papel enquanto telespectador.
 
Gameterapia Pedagógica: Objetiva apresentar o universo dos jogos como metodologia ativa, refletindo sobre sua utilização no desenvolvimento de habilidades em seu cotidiano profissional.   

Anterior:
Próximo:

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389