Fiscalização da Semurb avalia Carnaval de Natal 2024 como um dos mais tranquilos

Foto: Divulgação/Semurb

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) divulga o balanço das ações de fiscalização durante o Carnaval de Natal de 2024. A avaliação da pasta indica um evento tranquilo e com poucas ocorrências, graças à organização e aos esforços rigorosos de monitoramento. Foram apenas 03 notificações no polo Ponta Negra, na zona Sul, 01 interdição de bloco não autorizado em Felipe Camarão, na zona Oeste, e 01 autuação de evento por descumprimento das condicionantes da autorização no Tirol, zona Leste.

“Consideramos o Carnaval de Natal 2024 tranquilo. Não foram registrados incidentes envolvendo garrafas de vidro nos polos, refletindo uma tendência decrescente em comparação com anos anteriores. Isso destaca o sucesso dos esforços da Prefeitura na educação para criar essa cultura”, ressalta o supervisor geral de fiscalização,

Além disso, não houve apreensão de paredões de som durante o evento, contribuindo para um dos melhores carnavais já realizados. As inspeções minuciosas e o controle de entrada e saída de ambulantes garantiram um ambiente seguro e agradável para todos os participantes.

O evento não autorizado com bloco e trio elétrico em Felipe Camarão, ocorria na terça-feira (13) e foi interrompido por volta das 18h, após denúncia pelo 190. Já na quinta-feira (8), abertura do Carnaval, outro evento, em Tirol, foi autuado por não cumprir as condições da licença. Os organizadores estavam cobrando ingressos para uma festa de rua na Rua Ângelo Varela e utilizaram materiais publicitários não licenciados.

Também na quinta e sexta-feira (9) as vistorias em Ponta Negra resultaram em notificações para estabelecimentos localizados no polo para remoção de estruturas e equipamentos na área do evento destinada aos foliões. A primeira notificação para remover grades, mesas e cadeiras, a outra para retirada de um mini trailer de acondicionamento de gelo e a última determinava a remoção de cercas, o que foi prontamente cumprido.

Por fim, no polo Petrópolis, foram encontrados vendedores de cerveja operando em locais fixos, o que vai contra o decreto municipal. “Os vendedores só podem vender seus produtos se forem itinerantes e utilizarem caixas de 14 litros. A Semurb tomou as medidas necessárias para desmobilizar esses vendedores e garantir o cumprimento das regulamentações”, finaliza Almeida.