Prefeitura propõe inovação com cardápio digital e bilíngue para quiosqueiros da Orla

Foto:Gersiana Duarte

A Prefeitura de Natal anunciou uma iniciativa inovadora para aprimorar a experiência dos frequentadores da orla da cidade. A proposta envolve a implementação de cardápios digitais e bilíngues nos quiosques ao longo das praias, visando não apenas facilitar a escolha dos consumidores, mas também tornar o ambiente mais acessível para os turistas.

Uma reunião coordenada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) com comerciantes da Praia da Redinha, na última terça-feira (14), deu o pontapé inicial da proposta, que em breve deve ser apresentada aos demais permissionários de todas as praias natalenses.

O encontro foi conduzido pelo supervisor geral de fiscalização Ambiental da Semurb, Leonardo Almeida, para apresentar as normas para a regularização dos cardápios que deverão ser adotados. O novo cardápio digital permitirá que os quiosqueiros atualizem facilmente suas ofertas, destacando os pratos do dia, promoções especiais e informações de maneira instantânea. Isso não apenas facilita a gestão do negócio, mas também mantém os clientes informados de maneira eficiente. Uma vez que terão a comodidade de visualizar as opções de alimentos e bebidas em mais uma língua.

“A implementação dos cardápios bilíngues nas praias de Natal traz uma série de benefícios significativos. Como a padronização e transparência, que proporcionam maior segurança aos consumidores, prevenindo fraudes e assegurando que as informações sobre pratos, porções e valores estejam claramente apresentadas”, disse Almeida.

A introdução de cardápios digitais também reduzirá o desperdício de papel, e proporcionará uma experiência mais dinâmica e interativa aos visitantes. Para direcionar os quiosqueiros, a Semurb apresentou um modelo de cardápio, cuja responsabilidade pela implementação será dos permissionários, que têm a liberdade de escolher onde produzir o material.

Almeida explica que a exigência da regularização está no termo de permissão de uso da Praia da Redinha. “A partir de hoje, foi aberto um prazo para que os comerciantes façam as adequações. Inicialmente, selecionamos os quiosqueiros da Redinha pois já existe permissão de uso por força de um acordo da Justiça Federal”, conta.

Mas ele ainda destaca que a expectativa é que toda a orla da capital potiguar deverá se adequar nos próximos meses, sendo aberto um prazo para que as pessoas façam suas atualizações. “A Semurb planeja implementar essa proposta de forma gradual, começando por uma fase piloto em alguns quiosques selecionados da Praia da Redinha, antes de expandir para toda a orla”, finaliza.

A visualização do cardápio se dá a partir de QR Codes e traduzido em diversas línguas. Essa prática não apenas contribui para a comodidade do cliente, mas também possibilita a inclusão de canais diretos de denúncia e informação para a Fiscalização Ambiental, fortalecendo o monitoramento e a aplicação das normas.

O secretário da Semurb, Thiago Mesquita, comentou sobre a iniciativa, destacando sua importância para o desenvolvimento sustentável e a projeção internacional da cidade. "Estamos comprometidos em proporcionar uma experiência excepcional aos nossos visitantes e nativos. A introdução de cardápios digitais e bilíngues não só simplificará a interação dos clientes com os quiosques, mas também posicionará Natal como uma cidade moderna e receptiva", ressalta.