Programa Forças no Esporte realiza formatura dos estudantes da edição de 2023

Foto: Manoel Barbosa/ SME

O Programa Forças no Esporte (Profesp) em colaboração com a Secretaria Municipal de Educação de Natal e as Forças Armadas celebrou um evento de formatura na tarde da quinta-feira (5), no 16º Batalhão de Infantaria Motorizado do Exército - Batalhão Itapiru. A cerimônia reuniu autoridades e os pais para celebrar os 65 estudantes das escolas municipais Santos Reis, 4º Centenário e Josefa Botelho que completaram o programa.

A formatura contou com a presença da secretária adjunta de Gestão Pedagógica, Naire Jane Capistrano, do secretário adjunto de Administração Geral, Aldo Fernandes de Sousa Neto, e da assessora pedagógica, Ana Paula Costa, coordenadora do projeto na Secretaria Municipal de Educação.

O evento começou com a apresentação cultural do coral dos estudantes que interpretaram a clássica "Asa Branca", de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira. Em seguida, foi exibido um vídeo que destaca as atividades realizadas durante o programa e a dedicação dos estudantes participantes.

Outro momento especial foi a entrega de certificados aos estudantes que se destacaram no programa, como André Luis X. F. da Rocha e Raí Ítalo L. Rodrigues da E. M. Santos Reis; Luiz Sérgio R. G. de Melo e Pedro Henrique Tibúrcio, do 4º Centenário. Após a certificação, os estudantes realizaram uma Marcha Cívica no pátio do batalhão, encerrando a formatura com entusiasmo.

O subcomandante Clark Nunes Dias enfatizou a transmissão de valores cívicos para os estudantes, destacando que são fundamentais para a vida futura, fortalecendo princípios éticos aprendidos na instituição militar. Ele agradeceu a parceria com a Prefeitura do Natal e a SME-Natal, expressando a esperança de que o programa continue no futuro.

O capitão do Exército e coordenador do Profesp, Adércio Soares da Silva, ressaltou o impacto positivo do programa na vida dos estudantes. "Os alunos participaram de quatro modalidades esportivas, incluindo futebol, futebol de salão, basquete, vôlei e judô, além de aulas de música e reforço escolar em Português e Matemática", ressaltou.

A secretária adjunta de Gestão Pedagógica, professora Naire Capistrano, representou o prefeito de Natal, Álvaro Dias, e a titular da SME, professora Cristina Diniz. Ela elogiou o programa, enfatizando que valores de respeito, disciplina, companheirismo, educação, esporte e música não se limitam ao Profesp, mas se estendem à vida dos estudantes e suas famílias. “Que esse momento possa ser estendido, possa chegar a muitos outros e que essas conquistas de vocês neste período de aprendizagem, não fique restrito ao Profesp, isso é para a vida", disse.

O secretário adjunto de Administração Geral, Aldo Fernandes, destacou o impacto significativo que o Profesp terá na vida dos estudantes, enfatizando a importância da participação deles na proposta educativa do esporte, que está intrinsecamente ligada à educação acadêmica e social.

A mãe Edilene M. dos Santos, elogiou a transformação do filho Tauán Chisman Santos. "Meu filho ficou mais inteligente e calmo, melhorou nos estudos e agora quer seguir uma carreira militar, graças ao impacto positivo do programa", afirmou.

"Aprendi bastante sobre os valores cívicos e futuramente desejo seguir na carreira militar", contou Luiz Sérgio R. G. de Melo, do 8º da E. M. 4º Centenário. Já o estudante André Luís X. F. da Rocha, da E. M. Santos Reis, ressaltou que "o programa foi bem importante quanto a questão da disciplina nas competições esportivas e no reforço escolar", finalizou.