Secretaria Municipal de Educação celebra Dia Internacional da Mulher


 Secretaria Municipal de Educação celebra Dia Internacional da Mulher
Foto: Lili Gomes/ SME

A representação do Dia das Mulheres demonstra independência, força, coragem, amor, história, luta e reflexão. Nesta terça-feira (08) é celebrado o Dia Internacional da Mulher, momento que existe desde o século XX e contempla a igualdade de gênero e conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres ao longo dos anos. A Secretaria Municipal de Educação promoveu na manhã de hoje uma homenagem para as mulheres que atuam na sede da Educação. A SME-Natal tem uma rede composta eminentemente feminina. 
 
A celebração aconteceu na recepção da Secretaria e contou com a participação das servidoras, funcionárias, assessoras, diretoras de departamentos e chefes de setores da SME. Quem deu som a manhã de homenagens foi o saxofonista Ruanderson William da Silva, que integra a Escola de Música Severino Cordeiro, da Escola Municipal Ferreira Itajubá. Houve a realização de sorteios de brindes e presentes e a entrega de lembranças.
 
A secretária municipal de Educação, professora Cristina Diniz, reafirmou o sentido das comemorações e ilustrou o sentimento da data. “Hoje é um dia de alegria, um dia de festa, que culmina com o resultado que nós estamos tendo da nossa luta enquanto mulheres, historicamente. Estamos no tempo em que a mulher está podendo se expressar em suas mais diversas formas, e dizer sim ao que ela quer e dizer não ao que ela não quer. Ainda existe muita coisa, muito caminho a ser trilhado, muita coisa pela frente. Mas eu acredito que é assim, junto de mãos dadas que nós venceremos”, comentou a secretária.  
 
O secretário adjunto de Administração Geral, Aldo Fernandes, comentou sobre a importância desse dia. “Cada uma de vocês tem suas histórias estampadas em seus olhares, histórias vencedoras. Como diz Clarice Lispector, a missão da mulher é ser mulher”.  A comemoração teve também a participação da ex-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Ildete Mendes, que discursou sobre a relevância desse momento, citando toda a luta diária das mulheres e memorando a participação das mulheres nas mais diversas áreas.
 
“Na nossa categoria da educação 87,7% são compostas por mulheres, então, somos maioria”, relatou a assessora pedagógica do Departamento de Ensino Fundamental e membro do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, professora Rosa Magda. A assessora comenta sobre o papel e função das mulheres no dia de hoje e na sociedade. “Por essa maioria é que a gente luta por nossos direitos a cada momento, a cada dia. Seremos sempre mulheres políticas, porque viver ou sorrir, como disse um autor que morreu, é um ato político”.   
 
Renata Nascimento de Moura, recepcionista da Secretaria de Educação, comentou sobre o Dia Internacional da Mulher. “Toda essa recepção foi muito especial para ressaltar a importância da mulher, mostrar que nós também temos nossas sensibilidades e principalmente neste mês cheio de fatalidades contra as mulheres. Uma manhã linda, cheia de reflexões e homenagens para as mulheres da Educação, onde nos sentimos bastante acolhidas. Vamos continuar na luta e na busca por mais respeito e visibilidade”.

Anterior:
Próximo:

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389