Rede Municipal de Ensino completa última etapa de retorno presencial


Rede Municipal de Ensino completa última etapa de retorno presencial
Retorno presencial ocorre para anos finais do Ensino Fundamental
Foto: Lili Gomes/SME

O retorno presencial das aulas dos Anos Finais (6º ao 9º ano) do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Natal aconteceu nesta quarta-feira (01). O momento foi bastante esperado por gestores, professores e alunos, daquelas unidades que estão aptas a cumprirem todos os protocolos de biossegurança. A Escola Municipal Professora Terezinha Paulino foi uma delas. A escola, situada no Conjunto Parque dos Coqueiros, bairro Nossa Senhora da Apresentação, atende 1.240 estudantes, distribuídos nos turnos matutino, vespertino e noturno. A secretária adjunta de Gestão Pedagógica, Naire Jane Capistrano, acompanhou o momento.  

“Hoje cumprimos a quarta e última etapa de retomada das atividades presenciais, com o retorno das turmas dos Anos Finais do Ensino Fundamental, inclusive na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA), seguindo o Protocolo para Retorno das Atividades Escolares na Rede Municipal de Ensino de Natal. Acreditamos que em breve o número de unidades atendidas presencialmente vai aumentar. A finalização desse processo representa uma grande conquista para a comunidade educativa”, afirmou a secretária adjunta da SME. 

    

Os protocolos de biossegurança tiveram que ser pensados para possibilitar uma volta segura a todos que compõem o ambiente escolar. “O distanciamento faz parte dos protocolos. Por isso, a gente dividiu as turmas em três grupos, para diminuir a quantidade de alunos por vez”, explica o diretor da E. M. Terezinha Paulino, Galeno Lima Queiroz.  

Por turno, a escola está recebendo cerca de 140 alunos. Cada um desses grupos citados por Queiroz terá uma semana de aula presencial e duas semanas no formato remoto. A logística continua sendo a mesma que já vinha acontecendo antes: através de grupos em canais de comunicação, os professores enviam as atividades para os estudantes. Para o aluno Bryan Mendonça, do 9º ano, este é um momento que ele aguardava com ansiedade. “É uma coisa que a gente se sentia triste por estar tanto tempo em casa, preso e só fazendo atividade pelo celular”, conta.

Nas salas de aula, deixaram doze carteiras para conseguir manter o distanciamento entre os estudantes. O álcool em gel está presente em todos os espaços, dentro e fora das sala. Além disso, há 14 totens de pias com água espalhados no ambiente de toda a escola. Outra medida adotada pelo gestor foi a divisão de turmas para o horário do intervalo para evitar aglomerações. “Agora, estamos no intervalo. Tem quatro turmas aqui e o restante está assistindo aula”, conta o diretor Galeno Queiroz.  

José Melo é professor de Ensino Religioso na instituição há quatro anos e, para ele, este momento é único. “Eu acho que é muito importante, me sinto muito bem e acredito que os alunos também se sentem assim nesse retorno. A gente percebe pelos olhares, que estavam com saudade da vida normal. Nessas primeiras aulas, foi nosso primeiro contato presencial. É mais uma apresentação, alguns eu já conhecia e outros não”, ressalta o professor.

Anterior:
Próximo:

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389