Transitolândia é opção de esporte, lazer e cultura para a cidade

STTU

Os espaços públicos, as praças e as áreas verdes se tornam cada vez mais locais importantes no desenvolvimento de políticas públicas focadas no bem-estar social das pessoas na cidade. Um exemplo desta realidade é o espaço conhecido como “Transitolândia”, na Praça Mãe Peregrina, no conjunto Cidade Satélite – construído pela Prefeitura do Natal, por meio da parceria com a Secretaria de Mobilidade Urbana e diversos outros órgãos integrados.

A Transitolândia virou referência para prática de esporte e lazer na comunidade e hoje já recebe pessoas vindas de outras regiões da cidade. O local oferece opções de percurso por caminhadas, bikes, skates, patins, além de incentivar a prática de esportes coletivos como futebol, vôlei, futevôlei, zumba e uma academia.

Outro aspecto que chama atenção é o conjunto de árvores, arbustos e plantas que ajudam a cidade a manter-se verde, oferecendo sombra e umidade para as pessoas que realizam a opção por atividades como jogos de damas, xadrez, música e o bate-papo. O conjunto é harmonioso e colabora para a beleza da área.

O espaço também é importante para movimentar a economia solidária. No entorno de sua estrutura, nas residências vizinhas ao espaço, é possível acessar ofertas de serviços que antes não existiam como a venda de açaí, água de coco, hidratantes e até sanduíches naturais – vendidos por moradores locais.

De acordo com o secretário da STTU, Paulo César Medeiros, "os espaços como a Transitolândia produzem polos de atração e que redimensionam o fluxo das pessoas na cidade. Locais, onde antes não eram pontos de opção de lazer, agora passam a ser valorizados e, principalmente, são estruturas pensadas, projetadas e construídas para gerar o bem-estar físico e mental nas pessoas. É, portanto, um movimento saudável de ocupação da cidade, valorizando seus aspectos nativos, ambientais, sociais e culturais.”

E para garantir toda a segurança deste espaço, agentes de Trânsito e da Guarda Municipal acompanham as atividades. Por se tratar de uma estrutura que simula um cenário de trânsito real na cidade, a STTU orienta os usuários da Transitolândia para o respeito às normas de circulação e às regras de sinalização implantadas no espaço.