Prefeitura empossa conselheiros Municipais do Trabalho, Emprego e Renda

O Conselho Municipal do Trabalho, Emprego e Renda (CMTER), entidade colegiada que propõe políticas públicas para o fomento à qualificação profissional em Natal, contará com novos integrantes para gestão de 2021 a 2023. Em cerimônia realizada nesta quinta-feira, às 16h, o prefeito Álvaro Dias dará posse aos novos membros. O evento será no Auditório da Fecomércio, na Av. Alexandrino de Alencar, 562 – Alecrim.

Serão empossados os 15 representantes titulares e suplentes da sociedade civil e os membros indicados para representar o poder público. O CMTER, é um conselho vinculado à Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social – SEMTAS, responsável por deliberar sobre as políticas públicas de fomento e apoio à geração de trabalho, emprego e renda e à qualificação profissional no Município.

“Os novos conselheiros terão grandes desafios pela frente. Para mim, a melhor política pública é a geração de renda. Uma pessoa bem estudada e empregada pode mudar os rumos da cidade e precisamos dessas pessoas para crescer cada vez mais”, destaca o prefeito Álvaro Dias.

O chefe do Executivo ressaltou ainda a importância de se formar pessoas qualificadas dentro do que as empresas estão buscando para seus quadros de funcionários. “Se não tivermos esses profissionais, eles irão buscar fora e não é isso que nós queremos. Nós queremos as nossas pessoas empregadas, ganhando bem e crescendo na vida”.

Os conselheiros que serão empossados são representantes das Secretarias Municipais do Trabalho e Assistência Social, de Educação e do Planejamento, Superintendência Regional do Trabalho no RN, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN, Sindicato dos Empregados e Entidades Culturais, Recreativas de Assistência Social, de Orientação e Formação Profissional do RN. Assim como membros da Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal, da Federação do Comércio de Bens, Serviços, Turismo do RN e demais representantes da sociedade.

Os novos titulares da CMTER serão responsáveis, a partir de agora, por estabelecer diretrizes e prioridades para as políticas de fomento à geração de trabalho, emprego, renda, qualificação e requalificação profissional no Município, de acordo com a lei 7.649/2018, que delega aos respectivos conselheiros a função de propor melhorias, buscar apoio de instituições para programas de fomento à qualificação profissional e inserção da população no mercado de trabalho, acompanhar a utilização de recursos da Secretaria do Trabalho, entre outras atividades.

O secretário Adjuto Dias, representante da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social, afirmou que a participação de diversas instituições no Conselho é de grande importância para o desenvolvimento da cidade. “Nós precisamos estar unidos à Prefeitura para participar ativamente nas tomadas de decisões que levam ao crescimento da nossa cidade, o que é do interesse tanto dos empregadores quanto dos empregados. Estamos torcendo para que tudo aconteça de forma satisfatória”, declarou.

O Fundo Municipal do Trabalho é o local onde os recursos serão aplicados para execução da Política do Trabalho. São instrumentos de gestão orçamentária e financeira da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, nos quais devem ser alocadas as receitas e executadas as despesas relativas ao conjunto de ações, serviços, programas, projetos e benefícios da política do trabalho.