Guarda recebe nova carteira funcional de porte de arma com itens de segurança holográficos

Crédito da imagem: Divulgação SEMDES

A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) está disponibilizando novos documentos funcionais destinados aos guardas municipais da capital. A ação coordenada pelo Subcomando de Instrução e Material da Guarda Municipal do Natal tem o objetivo de conceder maior segurança a carteira funcional utilizando recursos modernos como novo tipo de papel para impressão e marcas holográficas.

O documento de identificação funcional e de porte de arma de fogo do guarda de Natal traz um novo padrão gráfico com a marca da instituição e itens de segurança associados. As funcionais agora possuem prazo de validade indeterminado e os portes de arma de fogo passam a ter validade de 10 anos, de acordo com a legislação atual. Outra novidade e o número funcional que traz o ano de ingresso do guarda na instituição.

A secretária da Semdes, Mônica Santos, comentou que a iniciativa agrega valor a profissão, concede mais segurança no registro e porte da funcional, como também mostra o respeito e prioridade que a Prefeitura do Natal trata o agente de segurança pública do município, entendendo ser esse profissional de extrema importância no desenvolvimento das ações que a sociedade demanda. “Além de ter uma funcional bem apresentável e segura, estamos dando valorização ao profissional guarda municipal”, disse.

O subcomandante de Instrução e Material da GMN, Isaque Nicácio, informou que as carteiras funcionais antigas serão substituídas de maneira ordenada, ou seja, na medida que forem perdendo o prazo de validade serão substituídas pelo novo modelo. “Era um pleito antigo da corporação que agora é contemplada contando com mais segurança e melhor apresentação da identificação funcional”, comentou o subcomandante.

O Subcomando de Instrução da GMN já emitiu cerca de 410 novas carteiras funcionais que já estão sendo entregues ao efetivo da Guarda Municipal.