SME realiza 5º Mostra de Experiências Pedagógicas de Educação Física

Crédito da imagem: Adrovando Claro

A Secretaria Municipal de Educação (SME), através do Departamento de Ensino Fundamental (DEF), realizou na segunda-feira (14), a “5ª Mostra de Experiências Pedagógicas de Educação Física” dos professores da rede municipal.  O evento online contou com a participação especial do professor doutor Heraldo Simões Ferreira, titular da Universidade Estadual do Ceará (UECE), que abordou o tema “Educação Física Escolar: o chão da quadra, saberes, prazeres e angústia”.

A assessora pedagógica da SME, Dianne Sena, e coordenadora do evento online, contou que a mostra ocorreu de forma remota em virtude da pandemia. “Estamos aqui mais um ano da nossa mostra e com esse novo formato para poder trazer essas experiências, mesmo nesse momento, que todos estão em casa. A mostra apresenta neste quinto ano, as formas de se trabalhar dentro desse contexto educacional e escolar do Rio Grande do Norte e de Natal”, ponderou.

A diretora do DEF, Jeane Lopes, relembrou que no ano passado teve a grata satisfação de participar presencialmente da mostra e pode perceber o interesse do trabalho que é implementado nas escolas municipais. “É muito importante ter essa participação, interação, troca de saberes, vivências, porque é assim que se constrói um trabalho. Nós, do Departamento de Ensino Fundamental, acreditamos no trabalho colaborativo. Não pensaríamos nunca em fazer um trabalho, uma proposta, qualquer que seja, sem a participação do profissional que está em sala de aula e que é ele quem sabe como é o seu fazer”, afirmou.

A abertura no período da manhã contou com apresentação cultural da cantora potiguar Valéria Oliveira, que durante 30 minutos exibiu seu repertório musical. Em seguida, o professor Heraldo Simões proferiu sua palestra analisando o papel do professor de Educação Física nas atividades escolares. Entre os assuntos discutidos, o professor doutor destacou a importância vital do movimento do corpo para os alunos. “Porque o ser humano precisa do movimento, ele é algo comum a todos nós. O estado normal do ser humano é o movimento. A aula de Educação Física precisa proporcionar aos estudantes esse grande prazer que é o movimento. Imagine ficar numa posição imóvel durante dez minutos, quando você simplesmente se alonga, você sente prazer”, resumiu.

Já no horário da tarde, os professores da rede municipal demonstraram os painéis de trabalho aplicados no período letivo. Foram 14 experiências didáticas abrangendo várias temáticas, entre elas, “O ensino remoto na Educação Física escolar no período da pandemia”, da professora Vanessa Oliveira. Ela destacou que as atividades impressas foram restituídas na escola com mais frequência do que trabalhos online. “A melhor devolutiva, foram ainda das atividades impressas. Por esse manuseio ser mais facilitado para eles. Os alunos precisam do material concreto e foi isso que eu percebi. Nas plataformas digitais, apesar do WhatsApp ser bem fácil de comunicação, deles já serem bem familiarizados, mas outro obstáculo é essa troca de números, constante dos alunos, principalmente dos maiores”, finalizou.