CMEI Amor de Mãe realiza Live com participação de escritores nacionais

Crédito da imagem: Reprodução Internet

O Centro Municipal de Educação Infantil Amor de Mãe realizou na noite da sexta-feira (11) a Live “Escola, família e literatura na primeira infância”, uma degustação literária ao vivo, através de uma plataforma digital, com a participação do escritor José de Castro e da escritora e poetisa Roseana Murray. A mediação do evento online foi realizada pela coordenadora da biblioteca, Nayra Mateus do Nascimento Barbosa, destacando que o CMEI finaliza a semana literária com uma programação ao vivo dando ênfase a uma temática muito importante e rica para a Educação Infantil.

“Nós comemoramos o aniversário da nossa biblioteca e fomentamos, estimulamos esse gosto pela leitura literária. Essa leitura que ajuda as nossas crianças a compreender o mundo, é a leitura que constrói repertório, que desenvolve a sensibilidade, que precisa ser vista como um direito humano indispensável”, afirmou a diretora pedagógica Miriam dos Santos Pinheiro, que realizou a abertura da live.

Os escritores nacionais José de Castro e Roseana Murray iniciaram comentando sobre suas obras e a importância delas nas atividades da Educação Infantil. José de Castro parabenizou o CMEI Amor de Mãe pela proposta literária que realiza com a educação das crianças, incluindo seus livros nas programações literárias. “É muito bonito o que observei nos eventos literários do CMEI, porque crianças de dois, três anos, já estavam com livros na mão, pegando Poemares, por exemplo, e outros livros que foram trabalhados com as crianças. Mesmo elas sendo pequenas, elas conseguem olhar as figuras, por isso que é importante a ilustração do livro, porque a criança que não sabe ler, ela lê, na verdade, as ilustrações, inclusive algumas crianças, acho engraçado, que elas vão inventando histórias em cima das gravuras que elas estão vendo”, explicou José de Castro.

Já a escritora Roseana Murray, falou sobre a proposta de seus livros em eventos escolares que é convidada em todo Brasil e comentou sobre a importância da literatura na Educação Infantil. “Eu vi um projeto que eu nunca tinha visto. As crianças, elas também eram agentes de leitura. Quero elogiar esse projeto, porque eu achei divino, as crianças iam para o açougue, padaria do bairro, mercearia, e aí elas liam poemas para as pessoas. Achei isso a coisa mais maravilhosa. Acho que a poesia na primeira infância, e já nas crianças alfabetizadas, é um veículo maravilhoso de transformação e de sensibilização”, refletiu Roseana.

O escritor José de Castro é um autor atuante nos eventos literários das escolas municipais de Natal e seus livros infantis e infanto-juvenis vêm sendo adotados em várias escolas do RN e em outros estados da Federação. Seus dois livros Poemares e Poetrix foram selecionados pelo MEC para o Programa Nacional Biblioteca da Escola.

Roseana Murray é poetisa, escritora, nasceu no Rio de Janeiro, autora de livros de poesia e contos para crianças, jovens e adultos. Recebeu ao longo de sua carreira os Prêmios: APCA - Associação Paulista de Críticos de Artes, O Melhor de Poesia da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (por quatro vezes), Prêmio Academia Brasileira de Letras para livro infantil. Trabalha com o Projeto de Leitura - Café, Pão e Texto, recebendo escolas públicas em sua casa para um café da manhã literário.