Sema 2020: mostra virtual “Passarinhada do Parque” permite ouvir canto dos pássaros 


Sema 2020: mostra virtual “Passarinhada do Parque” permite ouvir canto dos pássaros 

A Prefeitura do Natal abre neste sábado (6) a mostra fotográfica virtual “Passarinhada do Parque”. A ação integra o último dia de programação da Semana do Meio Ambiente de Natal 2020 e traz o acervo das espécies de pássaros encontradas no Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte. O material que vai estar disponível para a população, no Instragram e Facebook da Prefeitura, além de trazer belas imagens, vai permitir também que o internauta possa ouvir o canto das aves e saber mais curiosidades sobre elas.


O acervo é composto por 12 imagens com texto e  curadoria do Guarda Municipal Ambiental (GAAM), Adriano Pereira, e de autoria dos fotógrafos especializados no bioma Caatinga, Tiago Felipe e Ricardo Cabral. A mostra traz fotos e cantos das espécimes Choca-barrada, Corujinha do mato, Bico de Veludo,Risadinha, Fim Fim, Gavião Carijó, Aracuã, Canário do Campo, Sebinho, Saí azul, Periquito da Caatinga e Coruja Buraqueira.


Segundo Pereira, a ideia da exposição avifaunística surgiu nos patrulhamentos de rotina do guarda municipal ambiental do Parque da Cidade. “Realizando diversas ‘passarinhadas’, que são incursões na mata, com o propósito de registrar as espécies existentes no Parque da Cidade, temos já identificadas mais de 70 espécies diferentes de aves, podendo este número ultrapassar as 100 espécies com facilidade”, conta.  


Ainda segundo ele, a mensagem que pretende passar com este trabalho com as aves é que elas podem trazer mais benefícios e riquezas ambientais, inclusive econômicas, para a cidade, do que quando estão sendo negociadas ilegalmente  em cativeiro nas feiras livres. 


“O turismo de Birdwatching, que é observação de aves, vem crescendo vertiginosamente em todo o mundo, e não seria diferente aqui em Natal, devido a nossa grande biodiversidade de avifauna, tanto na capital onde predomina o bioma de Mata Atlântica,  quanto no interior onde o bioma que predominante é a Caatinga”, relata o guarda ambiental. 


As aves desempenham funções importantes nos ecossistemas. São responsáveis pela polinização e dispersão de inúmeras plantas e atuam no controle das populações de insetos e outros pequenos animais, que poderiam causar desequilíbrio ao ambiente. Na área do Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, podemos encontrar uma diversidade de avifaunas. 


“Com o passar do tempo, eu percebi que se fazia necessário realizar um estudo mais aprofundado nas aves que ocorrem no  Parque, inclusive pra saber se algumas aves apreendidas em operações contra o tráfico ilegal poderiam ou não ser soltas na nossa um unidade de conservação municipal. Assim, tenho realizado um levantamento com ajuda de diversos amigos, alguns ornitólogos (especialista em aves), outros passarinheiros como chamamos as pessoas que realmente amam as aves e não "criam" em cativeiro”,  finaliza Pereira.

 

Para acessar a mostra virtual “Passarinhada do Parque” basta acessar os perfis da Prefeitura do Natal nas redes sociais por meio do Instagram (https://www.instagram.com/natalprefeitura), Facebook (https://facebook.com/prefeituradonatal).

Anterior:
Próximo:

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389