Ligação clandestina em Candelária é tamponada pela Prefeitura

Crédito da imagem: Foto: Divulgação/Semurb

Uma ligação clandestina na Rua Alameda das Mansões, em Candelária, zona Sul, foi tamponada, na manhã desta segunda-feira (23/12), pelas equipes de fiscalização e operações das Secretarias de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) e Obras e Infraestrutura (Semov). A água servida que era lançada em via pública se acumulava ao final da alameda danificando o asfalto da Av. Brancas Dunas.

O despejo de água servida em via pública e as ligações clandestinas de esgoto na rede de drenagem são crimes ambientais e contribuem para poluir o meio ambiente e provocar danos à saúde da população, como causar uma série de doenças e o comprometimento da infra-estrutura das calçadas e vias, explica o supervisor de Fiscalização de Poluição da Água e do Solo (SPASO) da Semurb, Gustavo Szilagyi, que coordenou a operação.

Ainda segundo ele, a água servida despejada no leito da rua é oriunda de uma vila nas proximidades do local, cujos moradores já foram notificados outras vezes pelo mesmo problema. “O caso já foi tamponado outras vezes pela Prefeitura, mas essas ligações voltam a ser feitas, infelizmente. O problema só vai ser solucionado definitivamente com o sanemanento por parte da Caern”, comenta Szilagyi .

A ação também contou como apoio do Grupamento da Ação Ambiental (GAAM) da Guarda Municipal de Natal (GMN), que promoveu a segurança no local para as equipes realizarem o serviço.