Núcleo de Tecnologia Educacional de Natal divulga calendário de cursos para 2019.2

Foi divulgada a programação dos cursos na área tecnológica e de informática para o segundo semestre deste ano (2019), oferecidos pelo Núcleo de Tecnologia Educacional de Natal (NTE Natal), da Secretaria Municipal de Educação. Os cursos são direcionados para educadores e funcionários da Prefeitura do Natal. Ao todo, são 600 vagas distribuídas em 19 cursos, ofertados com aulas teóricas e práticas, e cargas horárias que variam de 60 até 120 horas, nos três turnos. A lista completa dos cursos está disponível no www.natal.rn.gov.br/sme/.

As inscrições acontecem de 15 a 19 de julho para educadores e funcionários da Prefeitura do Natal. Já as inscrições das vagas remanescentes, abertas para outras instituições, serão realizadas de 22 a 26 de julho. Os cursos começam a partir do dia 29 de julho e todos os concluintes recebem certificados.

Os interessados devem procurar a sala da coordenação do NTE Natal para efetuarem sua inscrição, que fica no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure), localizado na Avenida Coronel Estevam, 3705, bairro Nossa Senhora de Nazaré (ao lado do Terminal Rodoviário da Cidade da Esperança).

1. lista de cursos oferecidos, estão: Excel Básico, Informática Básica e Intermediária, Redes Literárias, Filme Carta, Aplicativos do Office 2016 e Google Driver, Manutenção Laboratórios de Informática, Redes Educacionais, Educação 4.0, Uso Tecnológico da Lousa Interativa, Aulas Multimídia em Power Point, Robótica Educacional, Cinema em Sala de Aula, Iniciação na Produção de Histórias Animadas, Gameterapia Pedagógica Intermediária e Avançada, Apresentação de Alto Impacto, Hora do Código e Produção de Histórias Animadas.

Um dos cursos com bastante procura é o Uso Tecnológico da Lousa Interativa, com carga horária de 60h, e com o objetivo de apresentar as funcionalidades e termos técnicos da lousa, planejamento, elaboração e apresentação de aulas usando os recursos da lousa interativa. “Procuramos atender as necessidades e disponibilidades dos professores e funcionários da Secretaria Municipal de Educação”, explica o chefe do Setor de Tecnologia e Desenvolvimento de Pessoal, o coordenador do NTE Natal Mailson Corsino de Barros, sobre a programação semestral oferecida pelo NTE Natal.

1. destaca o curso Robótica Educacional, que vai atender cinco escolas do projeto piloto. Segundo o professor, a formação em robótica objetiva levar o professor a fazer uma articulação entre os conceitos teóricos das disciplinas e a prática pedagógica, além de conhecer, dominar e aplicar a robótica como recurso na mediação do processo ensino-aprendizagem.

O NTE Natal compreende um espaço destinado à formação e aperfeiçoamento dos professores e funcionários da rede, especialmente quanto ao uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) em suas práticas pedagógicas, e ao apoio técnico aos laboratórios de informática das unidades de ensino. Funciona nas dependências do Cemure.

1. exceção de Informática Básica, todos os cursos exigem o conhecimento prévio de informática. Os cursistas têm direito à carteira de estudante e certificado ao término dos cursos. O NTE Natal é composto por dois laboratórios, ambos com conexão banda larga e com 20 computadores em cada laboratório.