Unidade de Saúde de Felipe Camarão III completa 15 anos de atividades

A unidade de Estratégia Saúde da Família de Felipe Camarão III, localizada no Distrito Sanitário Oeste, comemorou nesta sexta-feira (28), 15 anos de atividades e serviços prestados à população. A solenidade contou com a presença de representantes da Secretaria Municipal de Saúde, do Distrito Sanitário, servidores e ex-servidores e principalmente os usuários assistidos pela Unidade.

O diretor da Unidade, Anderleson Barros, explica que “tínhamos a ideia de comemorar os 15 anos da unidade já que se trata de uma data importante, compartilhei com a equipe e desde o início do ano estamos trabalhando para a realização deste evento hoje”. Atualmente a equipe da Unidade de Felipe Camarão III conta com 50 funcionários divididos entre servidores administrativos, técnicos assistenciais (enfermeiros, médicos, farmacêuticos, técnicos de enfermagem, entre outros) e os agentes de saúde, além de higienizadores e estagiários. Recentemente a Unidade recebeu um acréscimo de dois enfermeiros, um técnico de enfermagem e um farmacêutico completando o quadro de funcionários em consequência do último concurso de saúde.

A programação da comemoração aos 15 anos da Unidade de Saúde de Felipe Camarão III iniciou-se com um ato ecumênico, para esta ocasião foram convidados pároco José Roberto (Padre Zezinho) e o pastor Assis Dantas realizando uma oração e leituras bíblicas. Depois deste momento, houve um breve histórico resumindo a trajetória da Unidade de Felipe Camarão III em falas de profissionais que trabalham e já trabalharam no local.

Em seguida, houve uma mesa de encerramento formada por Melissa Lopes, diretora do Departamento de Atenção Básica (DAB); Marliete Fernandes, coordenadora da Estratégia de Saúde da Família de Natal; Francinete Medeiros, que é gerente do distrito oeste e Anderleson da Silva Barros o atual diretor da Unidade. Por fim, houve uma apresentação teatral e um coral encerrando o evento. Representantes das Unidades de Saúde das Quintas, Nazaré, Bom Pastor, Novo Horizonte, Felipe Camarão I e II estiveram presentes.

Atualmente, a Unidade de Saúde de Felipe Camarão III conta com grupo de idosos, grupo de gestantes, estão iniciando o grupo de CD Coletivo e pretendem retomar os grupos de hipertensos e diabéticos (hiperdia) como também o grupo de teatro.

Para o diretor Anderleson Barros “o grupo de teatro que era bem atuante antes de eu chegar aqui e depois do evento de hoje senti a necessidade de voltar com este grupo que era possível graças aos agentes de saúdes, que são muito importantes, responsáveis por nos ligar ainda mais com a população. Nossa meta é resgatar este grupo para melhor atuar na saúde da população e dos nossos servidores ao mesmo tempo”.

Maria Silva de Nazaré tem 62 anos e elogia muito a Unidade de Saúde. “Aqui eu me sinto muito bem acolhida, essa unidade nunca me deixou na mão. Eu já participei do grupo de idosos há um tempo atrás e indico para todas as minhas amigas”.

Diariamente, das 8 horas da manhã às 17h, a Unidade de Felipe Camarão III oferece atendimento médico, de enfermagem, de farmácia, realiza preventivos, distribuição de medicamentos, planejamento familiar, emite cartão sus, atualização de dados cadastrais, visitas domiciliares. “É uma realização muito grande poder comemorar 15 anos, é muito gratificante poder atender toda a população por tanto tempo e queremos continuar. Pois enxergamos que a população é o nosso principal motivo de existir. Se não fosse a sociedade nós não existiríamos, eu não consigo fazer nada sozinho. Sem esquecer também da importância de todos os nossos colaboradores. Cada um acrescenta e faz a engrenagem girar corretamente” finaliza o diretor da unidade, Anderleson da Silva Barros.

A Unidade de Felipe Camarão III fica localizada na Rua Itamar Maciel, no bairro de Felipe Camarão, para mais informações sobre os grupos e serviços oferecidos entrar em contato no 3232-8324.