Novo lar para as famílias do Maruim

Na manhã desta segunda (3), mais três famílias do Maruim foram transferidas para novos imóveis no bairro das Quintas. A prefeita do Natal, Micarla de Sousa, acompanhou a mudança e visitou as famílias que haviam se mudado na última sexta-feira (30). Na ocasião, os beneficiados com as residências receberam ainda cestas básicas e kits de material de limpeza e higiene pessoal, além de material de construção.

“O Maruim foi uma das comunidades de Natal que mais sofreram com a falta de infraestrutura. Com a mudança das famílias para as novas casas, estamos resgatando a dignidade e a cidadania dessas pessoas, que já recebem o imóvel completamente regularizado e estão vivendo no lugar que escolheram”, destacou a prefeita.

Moradora do Maruim, por 30 anos, a aposentada Almira Lau da Costa, 68 anos, agradeceu o benefício. “Estou muito feliz. Lá eu vivia como um animal abandonado e sempre ficava doente por causa da sujeira. Aqui nas Quintas tenho toda a estrutura que preciso. É a minha casa, nunca sairei daqui”, contou Almira da Costa.
Mais moradias

O processo de transferência dos moradores do Maruim é continuo. Até o final desta semana outras três famílias serão relocadas para o bairro das Quintas. O Projeto Maruim ainda prevê nesta primeira etapa a transferência de outras 144 famílias, totalizando 155 famílias beneficiadas.

De acordo com o coordenador do projeto, Anselmo Cortês, estão em fase de análise mais de 100 imóveis para a compra e regularização pela Prefeitura do Natal. As próximas residências, para onde outras 22 famílias serão transferidas, estão localizadas nos bairros de Nossa Senhora da Apresentação e Bairro Nordeste.

“Todos os imóveis analisados pela Prefeitura foram sugeridos pelas famílias. Então elas serão transferidas para onde escolheram morar”, ressaltou Anselmo Cortês.

Educação

Para facilitar o processo de adaptação das famílias, a Prefeitura do Natal por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME) fornecerá, até o final deste ano letivo, o transporte escolar para as crianças do Maruim continuarem a frequentar a escola regularmente no bairro das Rocas. Em 2011, todas as crianças serão matriculadas em escolas e Cmeis no bairro das Quintas.