Semurb comemora o Dia do Pau-brasil com plantio em escola

Para comemorar o Dia do Pau-brasil, celebrado nesta segunda-feira, 3 de maio, a secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) realizou o plantio de 14 mudas, na Escola Municipal Vereador José Sotero, no bairro de Igapó, zona norte da capital. Os alunos auxiliariam no plantio das espécies, entre elas o pau-brasil, assistiram a uma palestra sobre a importância da arborização urbana e conheceram um pouco mais sobre a árvore símbolo do país.

Em 1978, com a Lei Federal 6.607, o pau-brasil foi instituído oficialmente árvore símbolo nacional. Durante a palestra, a bióloga da Semurb, Ana Cristina Advíncula, explicou de forma simples aos estudantes, com faixa etária entre 12 e 14 anos, não só a importância dessa espécie, mas de todas elas para melhorar a qualidade de vida das pessoas, a maneira correta plantá-las e o que podemos fazer para preservá-las.

Segundo ela, nesta data símbolo para o Brasil é importante mostrar para os alunos o papel fundamental que as árvores desempenham para os seres vivos. “Elas são instrumentos muito importantes, pois atuam como filtros retirando o gás carbônico do ar, amenizam as altas temperaturas das cidades e são responsáveis por reter a água da chuva”, disse.

De acordo com o técnico agrícola, Flávio Soares, que acompanhou e orientou o os alunos durante o plantio, as mudas escolhidas para o local foram ingá, sabão de soldado, guabiraba e mutamba, além do pau-brasil. Ele explica que para plantar corretamente é necessário seguir alguns procedimentos.
“Primeiro é preciso fazer a abertura da cova com as dimensões apropriadas para receber o vegetal, segundo é a mistura do adubo e terra para fornecer os nutrientes, e por fim o tutoramento e amarração para dar sustentação ao vegetal, seguidos pela irrigação”, explica.

Para a vice-diretora da escola, Elizabeth Soares, “esta é uma ótima iniciativa da Prefeitura do Natal não apenas em comemoração ao Dia do Pau-brasil, mas em defesa do verde que é essencial em nossas vidas”, afirma. Já os alunos do 8° ano, Lucas Alexandre (14) e Dayane Maciel (15) afirmaram não saber da data e disseram estar muito satisfeitos por terem aprendido algo novo