Dia “D” contra a Gripe acontece hoje em 70 unidades de saúde de Natal

A Secretaria Municipal de Saúde de Natal está realizando neste sábado (4), até às 17h, o Dia “D” contra a Gripe. A Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza teve abertura oficial às 8h na Unidade de Saúde de Candelária, com a presença do prefeito de Natal, Álvaro Dias.

“Toda a equipe da Secretaria Municipal de Saúde está a postos para fazer durante todo o dia de hoje, esse mutirão de vacinação tão importante para nós, principalmente para crianças, idosos e gestantes. A vacina contra Influenza é de extrema importância para esse grupo de pessoas que tem as imunidades baixas e com facilidade adquirem a doença”, disse o prefeito.

A meta da população a ser vacinada é 255.348 pessoas. Até o momento, foram vacinadas mais de 64 mil pessoas pertencentes ao público-alvo, que são os grupos prioritários: crianças na faixa etária de seis meses a menos de 6 anos de idade; gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); trabalhadores da saúde; professores da escolas públicas e privadas; idosos a partir dos 60 anos; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional; e, todos os militares da ativa.

Além das 70 unidades de saúde do município, temos também três unidades volantes que são no Shopping Midway Mall, Norte Shopping e no Shopping Cidade Jardim.

“A Influenza, mais conhecida como gripe suína, é uma doença transmitida através do vírus Influenza e provoca febre, dores de garganta e outros sintomas. A doença é uma gripe sem precedentes e provocada por um tipo de vírus em que a população não tem nenhuma imunidade contra ela. Não deixem de se vacinar. A campanha começou no dia 10 de Abril e vai até o dia 31 de Maio, sendo hoje o Dia “D”, disse Juliana Araújo, diretora do Departamento de Vigilância em Saúde de Natal (DVS).

“Foi rapidinho, nem senti a picada”, disse dona Maria do Carmo, uma das primeiras a ser vacinada na Unidade de Saúde de Candelária.

A SMS recomenda que todos devem levar documento de identidade, o cartão de vacinas e se for o caso, levar também prescrição médica.