Projeto Pedal Livre é lançado na zona Norte

Crédito da imagem: Canindé Soares/ Divulgação Ouvidoria

Proporcionar saúde e cuidado com o meio ambiente. Estes são dois dos objetivos do projeto Pedal Livre, lançado na manhã deste domingo (21), na avenida Itapetinga, em Santarém, zona norte de Natal. Para realização do projeto, foram isolados duas faixas da avenida, sendo uma de cada lado, para que os ciclistas usufruissem com toda liberdade do local, num percurso de 3,5 quilômetros, no horário das 8 horas ao meio dia.

A partir de agora, o projeto ocorrerá todos os domingos no local, e em outros pontos da cidade, como o próximo, que deverá ocorrer da Praça das Flores e o Parque das Dunas, entre os bairros do Tirol e Petrópolis, com data ainda a se definir.

O lançamento do projeto foi um grande sucesso com cerca de 3 mil pessoas que tiraram suas bibicletas de casa para participar do evento, que contou com a presença crianças, jovens, adultos e idosos, como no caso da dona de casa Deusimar Arruda Câmara, de 42 anos. “Vim com meu marido, um vizinho e amigos para participar mais do que uma manhã de lazer, mas de uma iniciativa importante para preservar o meio ambiente de Natal”, disse Deusimar Arruda Câmara.

O projeto é coordenado pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), mas cotna também com o trabalho conjunto de diversas outras secretarias, como a de Saúde (SMS), Serviços Urbanos (Semsur), Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Defesa Social (Semdes), Ouvidoria.

A SMS, por exemplo, oferecia verificação de pressão arterial e teste de nível de glicose no sangue, além de dicas educativas de prevenção e orientação à higiene bucal. Já a Ouvidoria Geral instalou em plena avenida Itapetinga, acesso a internet e ao site da Prefeitura do Natal para os interessados fazer alguma crítica ou sugestão para o executivo municipal. “O projeto Pedal Livre é mais uma forma da Prefeitura do Natal promover qualidade de vida para população”, lembrou a titular da SMS, Ana Tânia Lopes Sampaio

Educação ambiental

Em outro estande, a Semurb levou educação ambiental para os ciclistas, com teatro de mamulengos, alusivo ao dia mundial da água, que será comemorado nesta segunda-feira (22), além do plantio de mudas.

O titular Semob, da Kelps Lima, disse que já no seu lançamento, o projeto Pedal Livre foi um sucesso superando todas as suas expectativas de presença de ciclistas. “A população da zona Norte compreendeu bem nossa proposta de oferecer mais do que um momento de lazer, mas de conscientização ambiental, pois uma bicicleta a mais na rua é um carro a menos poluindo o meio ambiente”, destacou.

“Este projeto já nasce vitorioso e contribui, junto com as academias da terceira idade espalhadas pelas praças da cidade, para tirar Natal do incomodo título de capital mais sedentária do Brasil. Com o Pedal Livre queremos transformar a cidade na melhor qualidade de vida do país”, afirnou a prefeita do Natal Micarla de Sousa.

A chefe do executivo municipal natalense lembrou ainda que mais do que ser um projeto que leva saúde pública para as pessoas, também porporciona um momento de lazer para as famílias, que vêm juntas para se divertir com segurança e tranquilidade, o que também tem a ver com qualidade de vida.