Moradores da comunidade do Detran são beneficiados com novas residências

Lama, insetos, ratos, casas feitas de restos de madeira, de papelão e de plásticos. É esta a situação encontrada na chamada comunidade do Detran, na Cidade Nova, onde centenas de famílias vivem em condições subumanas. Mas está realidade esta mudando para as pessoas que há anos moram sem nenhuma infraestrutura de saneamento básico e de higiene.

Uma ação conjunta das secretarias municipais de Habitação Social, Regularização Fundiária e Projetos Estruturantes (Seharpe) e Obras Públicas e Infra-estrutura (Semopi), está construindo novas residências para as famílias. Na tarde desta quinta-feira (18), a prefeita do Natal, Micarla de Sousa, visitou a comunidade do Detran, conhecendo a realidade das pessoas que vivem na localidade

A chefe do executivo municipal natalense aproveitou a oportunidade para andar pela comunidade e conversar com os moradores. Ela visitou tanto as famílias que vivem na parte onde já foram construídas residências, como a área dos barracos.

“É triste saber que centenas de pessoas moravam e outras ainda vivem em condições precárias por falta de infraestrutura urbana. Ao mesmo tempo até me emociono em saber que estas mesmas pessoas têm agora a oportunidade de passar a viver em melhores condições de vida”, ressaltou a prefeita Micarla de Sousa.

Uma das novas residências que a prefeita visitou foi a da dona de cada Maria Lidiane Melo de Lima, mãe de três filhas de 2, 4 e 7 anos. “Eu, meu marido e minhas três filhas vivemos com R$ 234,00 que recebemos do Bolsa Família e do Pró-Jovem do Governo Federal. Antes era difícil porque tínhamos que pagar um aluguel de R$ 100,00. Com a nossa nova casa não pagamos mais aluguel e por isso sobra mais para comprar alimentos”, disse Maria Lidiane.

Uma das filhas de Maria Lidiane, inclusive, Juliene de 7 anos, chegou a relatar a prefeita Micarla de Sousa, com muita emoção, que pedia a Deus para conseguir uma casa para sua família. “Nós morávamos num barraco feito de restos de madeira, em meio a muita lama. Agora nova vida melhorou muito”, afirmou Maria Lidiane.

Segundo a titular da Seharpe, Diana Motta, as novas casas entregues foram edificadas no formato de sobrado, com sala, cozinha, banheiro e área de serviço no térreo e dois quatros no primeiro andar, todas dotadas de energia elétrica e água encanada.

Na área da favela, lá na Cidade Nova, já foram entregues 21 casas, 62 famílias foram transferidas para casas no Planalto e estão em construção outras 28 casas, com previsão de entrega até o próximo mês de junho. “Outras 68 residências, perfazendo um total de 117 casas, serão entregues até o final deste ano”, informou a secretária Diana Motta.