Novos sistemas de gerenciamento vão dar celeridade as ações da Prefeitura

Crédito da imagem: Divulgação Semurb

O Sistema de Informação Geográfica (SIG) da Prefeitura e o Sistema Corporativo da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) foram apresentados na manhã desta quinta-feira (18) de março, ao titular da pasta Olegário Passos. Membros da equipe técnica da secretaria responsáveis pela execução dos sistemas e representantes das empresas responsáveis pela elaboração dos produtos explicaram o funcionamento de cada um deles e sua eficiência para a gestão da cidade.

O primeiro produto apresentado foi o Sistema de Informações Geográficas (SIG), uma base de dados que vai gerar informações diversas às secretarias de Meio Ambiente e Urbanismo e de Tributação do Município – primeiras a terem acesso ao sistema – para que elas possam obter uma radiografia completa da cidade, de forma organizada e acessível, para projetar os investimentos e ações e apresentar soluções mais rápidas para os problemas da população.

Segundo Reginaldo Vasconcelos, chefe do Departamento de Geoprocessamento da secretaria “O SIG encontra-se atualmente com parte do cadastro concluído e em fase de testes, caminhando para entrar em funcionamento em breve. Todos os dados estão sendo validados para a utilização ”, explica. A implantação do sistema – que contém detalhes como aparelhos públicos, imóveis, rede de esgoto, entre outros – teve início no ano passado.

Já o Sistema Corporativo é um instrumento que automatiza os trabalhos realizados pela Semurb, que vão desde ao atendimento ao púbico à fiscalização urbanística e ambiental, além do controle e gerenciamento dos serviços, como a emissão de licenças. Ele é composto por quatro módulos: protocolo, auto de infração e denúncia, licenciamento e cadastros auxiliares que possibilitam um melhor gerenciamento das atividades.

Para Olegário Passos os dois sistemas são ferramentas poderosas para monitorar o desenvolvimento organizado e sustentável da cidade e fornecem informações essenciais para organização do espaço em Natal. “Este é um investimento na melhoria da qualidade dos serviços oferecidos pela Prefeitura do Natal e um ganho para a cidade”, diz.