SEMTAS e SESI firmam termo de combate à exploração sexual

A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social - SEMTAS, e o Conselho Nacional do SESI firmam termo de cooperação técnica para a consolidação do Projeto VIRAVIDA, em solenidade que será realizada às 10h de hoje (18), na Casa da Indústria. Estarão presentes: a Prefeita do Natal, Micarla de Sousa; a Secretária da SEMTAS, Rosy de Sousa; o idealizador do projeto e presidente do Conselho Nacional do SESI, Jair Meneguelli; e o Presidente da FIERN, Flávio Azevedo.

O VIRAVIDA é uma iniciativa do SESI, que conta com o apoio do Sistema S e de ampla parceria entre as instituições filantrópicas, organizações não-governamentais e empresas públicas e privadas. O projeto visa profissionalizar os jovens em situação de exploração sexual, alinhando as demandas do mercado ao perfil e às expectativas dos participantes com cursos ligados à Formação Profissional, Educação Básica e Empreendedorismo. Outro importante aspecto do projeto é atuar alinhado à Rede de Enfrentamento, oferecendo acompanhamento psicosocial aos adolescentes e suas famílias.

Desde 2009, o VIRAVIDA passou a integrar os serviços sócio-assistenciais oferecidos pelas SEMTAS, como o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). Com a celebração do termo entre SESI e Prefeitura de Natal, as famílias dos jovens do VIRAVIDA terão atendimento especial nos programas oferecidos pela SEMTAS.

O projeto irá beneficiar 100 adolescentes entre 16 e 22, e suas respectivas famílias, e o CREAS já está fazendo a pré-inscrição dos jovens que vão participar do projeto em 2010. De acordo com o coordenador do VIRAVIDA, Gilson Medeiros Costa, “esse projeto vem pra consolidar uma ação em parceria entre o público e o privado, voltado para atender um nicho da sociedade que teve renegado os direitos garantidos por lei, como o direito a cidadania, ao emprego e a ser reconhecido como cidadão digno. O projeto vai atuar também na inserção do jovem e da família no mercado de trabalho”.

O Projeto Piloto encontra-se em execução em quatro capitais — Fortaleza (CE), Recife (PE), Natal (RN) e Belém (PA) — com a meta de profissionalização e colocação de 400 jovens no mercado de trabalho, sendo 100 em cada capital. Os cursos já implantados abrangem as áreas de Moda, Imagem Pessoal, Turismo e Hospitalidade, Gastronomia, Comunicação Digital, Administração e Química, apresentando carga horária que varia entre 655 e 952 horas/aula, conforme a modalidade.