Grandes Temas discute Fluxo dos Processos e o Detalhamento das Despesas do orçamento

A Secretaria Municipal de Saúde de Natal realizou na manhã desta segunda-feira (13), a primeira edição do ciclo de palestras Grandes Temas 2017, abordando o tema “Quadro de Fluxo dos Processos e o Detalhamento das Despesas do Orçamento”, no Auditório da SMS.

O Grandes Temas é um diálogo constituído em ciclos de palestras, voltada para gestores, assessores e técnicos da SMS, visando o aprimoramento do conhecimento, utilizando ferramentas que atendam as constantes exigências conjunturais, de forma a facilitar os fluxos dos processos de trabalho, por meio de oficinas sistematizadas e temas sugeridos de acordo com as demandas previamente identificadas.

A secretária adjunta de Logística em Saúde, Administração e Finanças (SAD-LAF), Terezinha Rêgo, explicou que o Grandes Temas aborda assuntos que envolvem toda a SMS. O tema de hoje foi sobre orçamento e fluxo de processo.
“Estamos reunindo os diretores e profissionais de todas as áreas para discutir o Quadro de Detalhamento da Despesa para o exercício de 2017. Discutimos sobre como contrair as despesas diante das novas mudanças do Ministério da Saúde. Discutimos também o fluxo de processos que sofreu mudanças, onde as licitações da SMS ocorrerão na Secretaria Municipal de Administração. Essa discussão é muito importante para que os profissionais de todos os setores, estejam muito afinados, para saber como proceder nas realizações do processo de compras. Somente com pessoas habilitadas, os processos ocorrem mais rápidos e com qualidade, evitando erros de informação e transtornos para os gestores”, disse Terezinha.

O secretário municipal de saúde, Luiz Roberto Fonseca, comentou sobre as dificuldades de recursos, e solicitou dos participantes o cuidado, a cautela em fazer o planejamento por ocasião da execução orçamentária. “Esse momento é de grande importância e deve ser contínuo, pois essa qualificação torna os profissionais mais capacitados, atualizados e atuantes, resultando em um trabalho mais eficiente”.

O Grandes Temas terá novas edições ao longo do ano, conforme a necessidade e demandas, com oficinas periódicas para facilitar o fluxo de trabalho dos profissionais da SMS.