Servidores da SMS participam da 15ª Conferência Nacional da Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) participou da 15ª Conferência Nacional da Saúde, representada por dois servidores do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS). O evento, realizado em Brasília, teve como tema "Saúde Pública de qualidade para cuidar bem das pessoas. Direito do povo brasileiro" e reuniu representantes de todos os estados brasileiros em quatro dias de encontro.

Tânia Barbosa, diretora do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador da Capital (Cerest Natal) e Jailton Mata de Lima, responsável pelo setor de Vigilância Epidemiológica do Distrito Sanitário Norte 2, levaram os conhecimentos e experiências vividas em Natal e as deliberações da conferência municipal.

Segundo Tânia, a participação da SMS em um evento nacional deste porte, onde foi feita ainda uma avaliação da situação da saúde pública brasileira e discutidas propostas para melhorá-la, representa importantes conquistas para os trabalhos desenvolvidos pela pasta no município. Ela destacou ainda que a Política de Saúde do Trabalhador em Natal é outra área que será bastante beneficiada.

“Foram quatro dias de importantes discussões e decisões realizadas em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o território brasileiro e isso, sem dúvidas, tem um grau único de significação para todos que participaram deste grande evento. E não apenas nós, servidores da saúde, ganhamos, mas toda a população natalense, que será beneficiada pelas experiências e conhecimentos adquiridos por nós durante o evento e que podem tornar o SUS municipal mais eficiente”.

O evento reuniu representantes dos segmentos usuário, trabalhador e gestão da saúde, além dos gestores públicos do SUS em todas as esferas e grande participação do controle social, sendo um dos eventos de Saúde mais importantes realizado no Brasil, por levar discussões e possíveis soluções decididas em todo o território nacional.