Prefeitura e Sinte discutem fim da greve dos professores


Prefeitura e Sinte discutem fim da greve dos professores

A prefeita Micarla de Sousa reuniu-se às 18 horas desta quinta-feira (26), com representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Rio Grande do Norte (Sinte/RN), onde foram discutidas medidas para por fim ao movimento de paralisação da categoria, iniciado no início deste mês. O Sinte/RN comprometeu-se a levar à categoria a recomendação de acabar com a greve, durante a assembléia que será realizada nesta sexta-feira (27).

No encontro foi acordado o pagamento de 5%, referente às perdas salariais, nos meses de maio, junho e julho de 2009. Este acerto trata do retroativo das reposições de janeiro, fevereiro e março deste ano. A medida já havia sido adotada também com relação à quitação das perdas salariais que serão pagas no próximo mês de abril, conforme o combinado com a categoria em 2008.


Durante a reunião, prefeitura e sindicato combinaram ainda de discutir a elaboração de um calendário de pagamento de reposições, que totalizam 34%, desde 1995, a partir de 30 de junho. Além disso, foi acordada a negociação de mudanças na lei da data base da categoria para o mês de janeiro de 2010.


“Espero que possamos criar um canal de diálogo permanente e assim por fim a greve”, afirmou a prefeita Micarla de Sousa, que se comprometeu a suspender as medidas judiciais de ilegalidade do movimento.

Mesa de negociação

Micarla de Sousa ressaltou para os representantes do Sinte o desejo de criar uma mesa permanente de negociação. “Quero o diálogo permanente pela melhoria da educação com a categoria, não só no que se refere aos aspectos salariais”, destacou a prefeita.


“Só temos a elogiar a prefeita Micarla ao abrir um canal de conversa com nossa categoria. Essa é uma prática pouco comum dos gestores públicos”, afirmou Janeayre Almeida de Souto, da coordenação do Sinte, que também participou na reunião.
A chefe do executivo natalense deixou claro que não quer promover nenhum enfrentamento com qualquer categoria. “Devemos sim, pensar juntos a melhoria da educação, que é uma política de Estado e não de governo. Espero o compromisso de vocês para o retorno das aulas na próxima segunda-feira”, ressaltou a prefeita do Natal.

Anterior:
Próximo:

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389