Semurb promove retirada de cercas de via pública na zona norte

Crédito da imagem: Semurb

Fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), com apoio da guarda ambiental do município realizaram na manhã desta sexta-feira (10), a retirada de cercas que demarcavam lotes em via pública. A ocupação se dava no entorno de um CMEI em construção, no loteamento Rio Mar, no bairro de Pajuçara, zona norte da cidade.

A operação ocorreu de forma pacifica. No local os fiscais se depararam com a demarcação de três lotes com cercas de arames farpados, mas sem qualquer construção. Todo material foi recolhido e a via que havia sido ocupada foi reintegrada e devolvida à população.

Segundo os moradores a ocupação começou há cerca de sete dias, logo que foi percebida a implantação das cercas alguns dos moradores próximos tentaram fazer a retirada, porém ao perceber a ação, os posseiros ameaçaram  dizendo “que eu não tinha o direito de tirar, e veio me ameaçar”, disse a moradora.

A denúncia foi feita a ouvidoria da Semurb no dia 6 de maio, e no dia seguinte foi enviada a fiscalização ao local. Em relatório foi evidenciado que se tratava de uma invasão e se montou uma ação para retirada dos posseiros e a reintegração do local ao patrimônio público. “Agir no inicio é a melhor forma de se evitar maiores problemas” afirmou o fiscal ambiental, Gustavo Szilagyi, que coordenou a operação.

Em conversa com alguns moradores foi encontrada outras áreas que estavam na mesma situação, com cercas obstruindo a via pública. Os fiscais orientaram os moradores que não era permitido ocupar a via, que caso fosse identificado outras ocupações dessa natureza a Semurb deve ser comunicada. Todas as cercas que delimitavam os lotes foram removidas.