A maior orla urbana da cidade, que engloba as praias dos Artistas, do Meio e do Forte, passará em breve por uma requalificação geral implementada pela Prefeitura de Natal. Nesta quinta-feira (1º) o Prefeito Álvaro Dias se reuniu com secretários e técnicos para conferir detalhes do projeto, construído de forma intersetorial numa força-tarefa para dar nova vitalidade à região que há décadas sofre pela falta de investimento e por danos agravados pela ressaca das marés.

Álvaro Dias destacou que a recuperação da orla é um compromisso da gestão e um merecimento da região, pois a Praia dos Artistas tem sua importância como um dos primeiros pontos turísticos de Natal. “Sempre foi muito bem frequentada e hoje está esquecida, escura e com danos causados pela força do mar. O que vamos fazer é recuperar e reordenar a orla, iluminar e criar espaços de convivência, uma estrutura mais reforçada. Queremos que o natalense volte a usufruir dessa praia”, comentou. 

A proposta de intervenção abrange a requalificação e modernização da Av. Nilo Peçanha, no trecho do Hospital Onofre Lopes (Huol); a Av. Getúlio Vargas, com a construção de mirante para contemplação de uma das vistas mais bonitas da cidade, área para quiosques, estacionamento e um funicular, tipo de caminho de ferro utilizado para o transporte de pessoas. A repaginação da Av. Café Filho engloba a revisão do sistema viário, requalificação do binário das avenidas e construção do Deck dos Artistas, uma estrutura que vai percorrer da Ponta do Morcego até a Praia do Meio. 

Na primeira etapa, além da Nilo Peçanha, está incluída a requalificação e modernização da Rua 25 de Dezembro, paralela à avenida Café Filho, além das quatro ruas adjacentes. Para esta obra, os recursos são da ordem de R $4,5 milhões. No conjunto de melhorias também consta a reconstrução e realocação dos quiosques e banheiros, construção de quatro quadras de areia, playground, skate park e academia. Na Praia do Forte, está prevista a construção do Deck do Forte. 

Titular da Secretaria de Planejamento (Sempla), Joanna Guerra disse que a requalificação da orla de Natal nasceu de um trabalho integrado, com a participação de especialistas e da população local, em que foram analisados os pontos críticos. “Chegamos a este projeto exequível, que se soma a outras duas obras estruturantes, a Engorda de Ponta Negra e o Complexo Turístico da Redinha”, comentou.