O prefeito Álvaro Dias recebeu, nesta quarta-feira (24) o senador Jean Paul Prates, o diretor-presidente do Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (Cerne), Darlan Santos e o diretor-presidente da Codern, Brigadeiro Carlos Eduardo da Costa. O representante do Centro apresentou a proposta do início do estudo de viabilidade do Projeto Porto Natal Potengi, uma nova área para atracação de navios, associada a um parque ecológico, terceira ponte e ligação com o aeroporto Aluízio Alves.

Álvaro Dias acompanhou a apresentação e ouviu detalhes sobre o futuro projeto. “Estamos sempre abertos para acompanhar de perto tudo que seja importante para desenvolver a cidade, que seja capaz de trazer divisas e gerar emprego e renda para o natalense”, comentou o prefeito da capital potiguar. O secretário de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) – Thiago Mesquita, o secretário de Governo, Johan Xavier e a secretária de Planejamento Joanna Guerra estiveram presentes no encontro.

O senador Jean Paul Prates enfatizou que o projeto é de longo prazo e que poderá trazer desenvolvimento para Natal e para todo Estado, uma vez que fará a interligação com o aeroporto internacional. “A ligação vai fazer com que o HUB de cargas funcione a contento”, disse. Ele ainda citou que, por ser um porto de estuário, as cargas a serem transportadas  podem ser mais sensíveis. “Não existe o balanço do mar como nos portos de Pecém, no Ceará e o de Suape, em Pernambuco”, explicou.

Durante a apresentação do projeto, o diretor-presidente do Cerne disse que o Estudo de Viabilidade tem prazo de conclusão de cerca de 180 dias. “Será importante para mostrar o que pode ser feito ou não. Se o projeto é viável, os custos e todas as possibilidades. O investidor vai saber de fato sobre o investimento a ser feito no local”, disse. O projeto envolve a criação de uma nova área de atracação, parque ecológico e uma terceira ponte sobre o rio Potengi, além de ligação ferroviária com o aeroporto, podendo, depois, haver ampliação das ligações de transporte.