Uma das marcas da atual gestão da Prefeitura é a ampliação de ferramentas e canais digitais à disposição da população, oferecendo de uma maneira simples e rápida acesso aos serviços e informações relacionadas à administração pública municipal. Lançado recentemente pelo prefeito Álvaro Dias, o Guia de Serviços (https://guiadeservicos.natal.rn.gov.br/), é uma plataforma on-line que possibilita ao cidadão  encontrar todos os detalhes sobre a gestão, incluindo a localização dos equipamentos públicos e a descrição do tipo de serviço ofertado; o horário de atendimento nesses equipamentos e os documentos necessários para acessar o serviço.

“Ao alcance de um clique, tanto os cidadãos quanto os turistas terão acesso a todas informações referentes à gestão em áreas como mobilidade urbana, saúde, esporte, lazer, assistência social, turismo, dentre outras. É uma ferramenta poderosa e de grande valia para todos”, destacou o prefeito Álvaro Dias.

Quem acessa o guia confere as seguintes informações: perfil do usuário, nome do serviço, órgão responsável, área temática, descrição do serviço, link para atendimento online, equipamentos do serviço, público alvo, tarifa, etapas para acesso ao serviço, principais etapas da prestação do serviço, documentos necessários, legislação/norma que regula a prestação do serviço, observação, links úteis, destaque e anexos. No Guia de Serviços, também será possível enviar sugestões e dúvidas.

Para navegar pelo Guia de Serviços, o cidadão poderá utilizar o sistema de filtros implantado para facilitar a busca de informações sobre o serviço desejado, o qual possibilita buscas simples e avançadas, como aquelas por Área temática, Órgão responsável, Bairro e Perfil. Quanto à periodicidade de atualização das informações constantes no Guia de Serviços, informa-se que ela ocorrerá, a cada seis meses, pelos Órgãos responsáveis pela prestação direta dos serviços, em todas as áreas. A ausência de informações acerca de quaisquer serviços poderá ser notificada pelo cidadão à Prefeitura do Natal através da aba Cadastro no Guia de Serviços.

“O Guia vem cumprindo o importante papel de ser a interface entre o cidadão e a gestão municipal, além de ser um forte aliado e um facilitador para o cidadão que precisa de informações sobre os serviços oferecidos pela Prefeitura, pois a busca pode ser feita por área temática, órgão responsável, bairro e perfil do usuário. Quero agradecer o empenho e a competência de toda a equipe da secretaria municipal de Planejamento pelo trabalho desempenhado", explicou Joanna Guerra.