Nesta terça-feira (07), a Escola Municipal Irmã Arcângela foi palco de um evento significativo para o desenvolvimento democrático dos jovens: as eleições para líderes de sala. Com o apoio do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte, por meio do Projeto Eleitor do Futuro, a instituição promoveu um processo eleitoral envolvente e educativo.

Segundo a professora Maria Conceição Gomes L. da Paz,  idealizadora da iniciativa na unidade de ensino, o projeto existe há 10 anos. “O projeto Minha sala de aula tem um líder acontece já faz uma década. Eu trabalho esse tema em sala de aula para destacar o entendimento da cidadania que todos tem direito”, disse.

O objetivo do Projeto Eleitor do Futuro é preparar os jovens para compreenderem e participarem ativamente do processo democrático, desde cedo, estimulando o senso de responsabilidade cívica e o respeito às diferenças de opinião. “O projeto em si visa justamente trabalhar a questão da democracia e a questão da autonomia, porque cada um escolhe seu líder de acordo com as propostas. Organizamos todo o processo como eleição mesmo, então eles interagem, veem a proposta de cada candidato, se adequa no ambiente escolar, e isso promove autonomia, a questão da organização, do pensamento de cada cidadão, destaca a gestora administrativa Roseane Barbosa Silva das Flores.

Durante as eleições, os estudantes puderam exercitar seu direito ao voto de forma consciente, elegendo seus representantes de sala com base em propostas e ideias apresentadas pelos candidatos. A participação ativa dos alunos reflete o compromisso da escola em formar cidadãos engajados e conscientes de seu papel na sociedade.

Para os organizadores, a parceria com o Tribunal Regional Eleitoral é fundamental para enriquecer o processo eleitoral, proporcionando aos estudantes uma experiência real e significativa de participação democrática.

“Em todos os TREs do Brasil, existe o projeto chamado Eleitor do Futuro. É um projeto nacional e nesse programa a gente é focado dentro da Escola Judiciária, nos estudantes, tanto de Ensino Fundamental como Ensino Médio e estudantes universitários, tudo para levá-los a ter esse vínculo com a cidadania, desde a idade escolar. Então, as participamos das eleições escolares de líderes de grêmios, levamos também palestras de sensibilização para os alunos, para entenderem um pouco da cidadania, a importância de escolher bem, de participar de todo processo”, disse a coordenadora do Núcleo de Cidadania e Ações Sociais da Escola Judiciária Eleitoral do TRE-RN, Andressa Castro de Araújo.