Uma manhã de conscientização reuniu neste sábado (04), a comunidade escolar do Centro Municipal de Educação Infantil Dr. Vulpiano Cavalcanti de Araújo, localizado no bairro de Igapó, em uma caminhada pelas ruas no entorno da unidade de ensino, que reuniu as 396 crianças matriculadas na Educação Infantil, acompanhadas dos familiares com o objetivo de conscientizar a comunidade contra a dengue e prevenir acerca da proliferação do mosquito transmissor da doença. 

“A nossa caminhada tem como temática - a dengue mata e inclusão salva - , porque nós usamos os dois, as duas temáticas que estão sendo trabalhadas no CMEI sobre a dengue e a nossa instituição está num entorno muito propenso à proliferação do mosquito, diante disso montamos um projeto para ser trabalhado na instituição”, citou a diretora administrativa Maria Sandra Pereira de Medeiros Souza. 

A iniciativa marcada pela participação da comunidade escolar, demonstra o comprometimento de todos os envolvidos na promoção da saúde pública e na proteção daqueles que fazem parte do ambiente escolar. “A nossa visão como pedagoga é passarmos a importância da prevenção referente a essa doença que a cada dia está se alastrando, principalmente em alguns bairros da zona norte, e trabalhar também a inclusão que é de suma importância na instituição. Então, com isso tentamos trabalhar essa parceria junto com as famílias e as crianças de modo geral”, frisou a professora Valtércia Teodoro da Silva. 

A caminhada reforça o papel essencial da Educação Infantil não apenas no desenvolvimento acadêmico, mas também na formação cívica e na promoção do bem-estar coletivo. “Acho um evento muito importante para a conscientização de toda a comunidade. Precisamos cuidar do nosso próximo, precisamos nos cuidar. Não é só prevenção contra a dengue, mas também hoje é um dia muito especial para nós, que somos mães atípicas, que somos famílias atípicas, para que a comunidade se envolva e que não enxergue o autismo como uma doença, mas como uma condição neurológica que pode ser cuidada e que as pessoas compreendam”, pontuou Magnólia Nascimento dos Anjos, mãe de Ryan dos Anjos Martins, de dois anos e matriculado no CMEI Dr. Vulpiano Cavalcanti de Araújo.