O encerramento da campanha Abril Verde em Natal aconteceu nesta quinta-feira (2), em ação realizada pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) Regional Natal, pertencente à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Natal, no auditório do Centro Universitário FACEX - UNIFACEX.

Durante o mês de abril, foram realizadas ações no município com a intenção de incentivar a prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, além de reforçar o direito a um ambiente de trabalho seguro, saudável e respeitoso entre empregadores e trabalhadores.

“Sabemos todos como é importante falar sobre a saúde do trabalhador e compreender, junto aos diferentes atores, quais os planos e quais as ações que cada um vem somando. Por isso e muito mais, seguimos todos e todas unindo forças nesse evento, para construirmos um SUS cada vez mais forte.”, comenta Fernanda Oliveira, diretora do Cerest Natal, em seu discurso de boas-vindas ao público que compareceu ao evento.

A mesa de abertura foi composta por Cláudio Gabriel, Superintendente do Ministério do Trabalho e Emprego no RN, Carla Falcão, diretora do Subcoordenadoria de Vigilância em Saúde do Trabalhador (SUVIST), Fernanda Oliveira, diretora do Cerest Natal e Joice Torres, diretora do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS).

A solenidade foi marcada por uma roda de conversa sobre o tema: Transtornos Mentais e Adoecimentos no Ambiente de Trabalho: Quem somos? Como estamos? E o que queremos? O evento contou com a presença da psicóloga Ana Carolina Varela, falando sobre os riscos psicossociais e saúde mental; Edmilson Castro, da Subcoordenadoria de Vigilância em Saúde do Trabalhador (SUVIST), expondo um pouco sobre as notificações de transtornos mentais relacionados ao trabalho no estado do Rio Grande do Norte; Carlos Vilela, da Vigilância em Saúde Ambiental e do Trabalhador (VISAMT), articulando sobre a vigilância de saúde da população exposta ao uso de agrotóxicos e as implicações na saúde mental; além da presença de Renoir França, psicólogo do Cerest Natal, que conversou um pouco sobre a temática: A vida é agora: futuro, empatia no trabalho e a psicologia da angústia.

O dia foi marcado também pela oferta de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), desenvolvida pela equipe do Centro de Práticas Integrativas Complementares (CERPIC), para o público presente na ação de encerramento da campanha.

“O Cerest teve a felicidade de promover um evento plural, rico e com a diversidade que não poderia faltar. Com falas que trouxeram, desde a arte presenteada pelo CERPIC, até discussões fundamentais tratando da saúde mental inserida no contexto do trabalho, reforçando. O evento contou com a riqueza de provocações que disseram de um fazer saúde integral e universal. Da música aos dados estatísticos acerca dos marcadores de saúde, a imersão nos diferentes saberes fez do evento produtivo e exitoso para todos os presentes”, finaliza a diretora do Cerest Natal sobre o evento.

Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) Regional Natal

O Cerest Regional de Natal presta assistência especializada aos trabalhadores acometidos por doenças ou agravos relacionados ao trabalho; realiza promoção, proteção, recuperação da saúde dos trabalhadores; investiga as condições do ambiente de trabalho, utilizando dados epidemiológicos em conjunto com a Vigilância Sanitária qualificada para munícipes de Natal e assim como dos demais municípios pertencentes à 7ª Região de Saúde do Rio Grande do Norte.

Para ter acesso ao atendimento no Cerest, a pessoa deve procurar o centro nos casos de relação de seu adoecimento com o trabalho, ou todo paciente que durante seu atendimento, pelas características de sua história clínica e ocupacional, leve o profissional de saúde a suspeitar da relação entre o trabalho e seu adoecimento.

A unidade está localizada na Av. Deodoro da Fonseca, S/N, no bairro Petrópolis, funcionando de segunda a quinta-feira, das 8h às 16h, e nas sextas-feiras, das 8h às 12h.